Com o slogan “Pedalando pela Vida”, o governo de Presidente Prudente, em parceria com um grupo de ciclistas, lança pelo terceiro ano consecutivo, a campanha de doação de sangue, que terminará com um passeio ciclístico no dia 25 de junho. O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e aumentar os estoques disponíveis nos hemocentros de Presidente Prudente, que estão em baixa. A meta é receber 1.500 inscritos para o passeio ciclístico, que deverá ter como percurso o Parque do Povo, entre duas horas de pedal.
Para um dos organizadores do evento, André Luiz de Lima, esse tipo de gesto é importante, pois os bancos de coleta de sangue estão urgentemente precisando de doadores. “Esse é o terceiro ano que me envolvo nessa campanha. Eu já fiz a minha parte e doei meu sangue em prol ao Pedalando pela Vida, quero encorajar a sociedade a fazer o mesmo, pensando no amor e na necessidade do próximo. É hora de unir força e bater a meta da arrecadação”, conta.
Ainda de acordo com o organizador, os prefeitos da região aderiram esta campanha e estão disponibilizando ônibus para levar a população aos hemocentros para fazerem a doação. “Com a doação de sangue, podemos salvar vidas, estamos recebendo o apoio dos prefeitos do oeste paulista e Pontal paulista. Muitos empresários estão nos patrocinando e também estamos recebendo o apoio das celebridades, como a apresentadora Helen Ganzarolli e da cantora Thaeme da dupla sertaneja Thaeme & Thiago”, diz
Os doadores receberão um kit com camiseta e brinde de ciclismo, mas para fazer a inscrição é necessário apresentar o certificado de doação de sangue. Lembrando que qualquer pessoa pode doar sendo ciclista ou não.
Precisa ter 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto. Pesar no mínimo 50 quilos. Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.