Pela primeira vez, Diocese de Prudente nomeia um sacerdote para função de ecônomo

Padre Jerônimo Gasques será responsável por gerir bens diocesanos, tanto pessoais quanto materiais, e zelar pela observância das leis trabalhistas, tributárias e contábeis

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/08/2023
Horário 16:25
Foto: Cedida
Padre Jerônimo auxiliará bispo nas funções administrativas
Padre Jerônimo auxiliará bispo nas funções administrativas

No dia 11 de agosto, o padre Jerônimo Gasques recebeu de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, o ofício de ecônomo da Diocese de Presidente Prudente durante o período de cinco anos. É a primeira vez que é nomeado um sacerdote para esta missão.

Segundo a diocese, "o papel do ecônomo é amplo e de grande responsabilidade na questão de gerir os bens diocesanos, tanto pessoais quanto materiais". Ele é aquele que cuida ou orienta cada diocese, sendo um auxílio ao bispo, com missão de zelar pela observância das leis trabalhistas, tributárias e contábeis.

“Grande desafio pela frente, mas é uma questão de tempo e de organização. Primeiramente, vou conhecer e ficar a par da nossa realidade diocesana naquilo que me toca cuidar. A administração curial é extensa e demanda cuidados no trato com os padres, conselhos, interessados e o próprio bispo”, destaca o padre Jerônimo.

De acordo com o sacerdote, o ecônomo é importante porque é um convite à unidade da administração diocesana. “A avaliação dos gastos de forma moderada se faz necessária nesse momento em que passamos, pois necessitamos de alguns ajustes que abrangem a questão da gestão eclesial. Enfim, o cuidado com os bens móveis e imóveis da diocese. A missão da igreja é evangelizar, mas temos um CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] a zelar”, completa.

O padre Jerônimo Gasques é responsável pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, localizada na Rua Fernão Dias, 845, no Jardim Paulista.

Publicidade

Veja também