Pequenas empresas: solução para muitos

EDITORIAL -

Data 04/02/2020
Horário 05:58

O Brasil enfrenta um cenário diferenciado. Passa por uma fase de resgate econômico e isso atinge diversas vertentes. Por conta da difícil etapa de desemprego, vivida há alguns anos, os brasileiros precisaram se reinventar. Abusar da criatividade e pró-atividade em prol de si mesmo e com isso, muitos tomaram a decisão de empreender. Com este tipo de atitude, as pequenas empresas se destacaram e ganharam muita força.

Já que conseguir uma vaga de emprego estava cada dia mais complicado, teve quem “arregaçou as mangas” e foi em busca de superar novos desafios. O cenário atual é de retomada econômica do país. E aquilo que foi feito há um tempo, começa a se evidenciar.

Isso é apenas um dos motivos pelo qual as pequenas empresas começaram a se destacar atualmente. E, em Presidente Prudente, não é diferente. Conforme material veiculado na edição de domingo de O Imparcial, as pequenas empresas ganham cada vez mais força no cenário econômico atual e em Presidente Prudente essa é uma realidade presente e comprovada por meio de dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Isso porque, conforme a entidade, as pequenas empresas abriram 649 novas vagas de empregos, enquanto as médias e grandes foram responsáveis por 36 novos postos de trabalho de janeiro a novembro em 2019, no município. Os dados são um resultado da resposta mais rápida que as pequenas empresas possuem em relação às mudanças na economia, por serem mais “flexíveis e enxutas”.

Em uma breve pesquisa, é possível encontrar artigos que justificam e enfatizam a importância das pequenas empresas na econômica do Brasil. Esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população, sendo uma das principais causas da redução das desigualdades sociais.

Esses números são extremamente positivos e enriquecem a região, já que, além de pequenos empresários arrumarem uma maneira de terem renda, conseguem, muitas vezes, empregar diversas pessoas e isso colabora diretamente para o desenvolvimento da cidade e região.

Publicidade

Veja também