Percuss!onismo lança seu 1º álbum neste domingo no Galpão da Lua

Foram convidados para a gravação, o baterista Maurício Garcia e o percussionista Rafael Pires, que improvisam na última faixa do álbum, que leva o nome de “Drum Solo".

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/05/2015
Horário 09:06
 

A orquestra de tambores Percuss!onismo completa cinco anos de atividades e a comemoração será com o lançamento do primeiro álbum do grupo, no Galpão Cultural Lua Barbosa, sede da FPTAI (Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas), neste domingo, às 20h, com entrada gratuita.

O evento abre uma série de apresentações do grupo pelo oeste paulista dentro de sua temporada de concertos. O Percuss!onismo vê no lançamento do CD um marco na história da música instrumental da região. Segundo Sérgio Alan, regente do grupo, não é comum esse tipo de formação musical, executando um repertório voltado especificamente para percussão erudita. "Estamos fazendo história, registramos algo inédito", ressalta.

O disco traz oito faixas, divididas em peças escritas para tambores e outras para teclados percussivos, como xilofone, glockenspiel e vibrafone.

A orquestra Percuss!onismo trabalha com composições contemporâneas, trazendo a percussão da orquestra sinfônica para a parte frontal do palco. "Trata-se de obras vigorosas e imponentes, mescladas a outros temas mais melancólicos e intimistas", aponta Alan.

Foram convidados para a gravação, o baterista Maurício Garcia e o percussionista Rafael Pires, que improvisam na última faixa do álbum, que leva o nome de "Drum Solo".

 

Trajetória


Percuss!onimo é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental nos jovens, visando apresentar concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, com fácil acesso ao público em geral, além de participar de convenções, feiras, espetáculos culturais e festivais.

O grupo realiza seus espetáculos em locais destinados ao grande público, tais como teatros, auditórios, casas de shows, centros de eventos, universidades, escolas, praças, igrejas e parques, entre outros. A cada apresentação, as pessoas são convidadas a ouvir novos sons, numa proposta sólida e original.

A ideia do Percuss!onismo é realizar apresentações formais, informais e didáticas, ou seja, concertos onde músicos e regente estarão interagindo com o público, levando não apenas bons espetáculos, mas também conhecimento e cultura musical. Com isso, todos terão a possibilidade de ouvir música instrumental não somente por prazer, mas também com conhecimento.

 

FPTAI


A Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, fundada em 2001, reúne grupos e artistas prudentinos com o intuito de incentivar e promover a produção cultural no município e região, promover o debate em torno das políticas públicas e apoiar os artistas para que sobrevivam de sua arte. Tudo isso através de espetáculos e oficinas, de teatro, circo, música e demais vertentes culturais.

Atualmente, conta com os grupos associados: Rosa dos ventos, Teatro Vermelho, Que-vê-vem-vê, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga estrada, Banda Mocambo Groove, e oferece oficinas gratuitas de aéreos e percurssionismo.

A FPTAI recebeu nos últimos dias 21 e 22, a Cia Suno de São Paulo, com o espetáculo "O Palhaço e a Bailarina", contando com público de aproximadamente 200 pessoas.
Publicidade

Veja também