Peregrinos agradecem Santo Expedito por graças alcançadas

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 01/06/2021
Horário 04:39
Foto: Cedida
Obelisco em construção por grupo de Prudente
Obelisco em construção por grupo de Prudente

Mesmo na pandemia é grande o número de peregrinos que fizeram caminhada para Santo Expedito, para chegar aos pés da imagem de Santo Expedito, que há anos derramam-se graças em abundância. A peregrinação está diretamente ligada à manifestação popular entre o caminhante e o santo de sua devoção.

Preparação

Mas a peregrinação antes do primeiro passo passa primeiro pela gratidão. Durante a caminhada não se esquece nunca os motivos que os levam fazer o percurso de dores, fé e esperança. Em geral, as caminhadas são feitas em grupos ou mesmo individualmente, mas todos com o mesmo objetivo de cumprir um voto feito, uma promessa, ou para pedir, agradecer, ou mesmo somente para acompanhar alguém que fez um propósito e vai junto para dar forças.

Uma marca para sempre

Queremos destacar um grupo em especial, o “Com fé eu vou”, de Presidente Prudente, sob a coordenação de Luiz Antônio Faustino, que agora está terminando um memorial para marcar eternamente a presença deles no santuário aos futuros peregrinos. Já estão há alguns meses nesta empreitada, mas o trabalho está bom e em breve será feita a inauguração. Este obelisco simboliza superioridade e proteção. O objetivo deste obelisco vem como forma de divulgar o santo intercessor Santo Expedito. Com o apoio dos peregrinos do grupo e com aprovação do padre Umberto, o projeto saiu do papel e, quando concluído, terá a imagem de Santo Expedito confeccionada em azulejo e no verso uma placa de agradecimento a todos os colabores.

Recursos

A coordenadora de Turismo, Lilian Florentino, e a gestora de Eventos, Liandra da Silva Pereira, do município de Santo Expedito, representando o prefeito Anderson José Betio, estiveram no Palácio dos Bandeirantes em evento da Secretaria de Turismo com o governo do Estado de São Paulo. No encontro foi anunciado e assinado o decreto de alteração do nome da pasta do Turismo, para Turismo e Viagens, como também definidos recursos que serão repassados para o setor no município.

Nas escolas

Assinado o termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Educação, em que os estudantes da rede estadual terão aulas eletivas relacionadas ao setor de turismo e viagens. As aulas deverão ocorrer a partir do 6º ano ao 9º ano de ensino da rede estadual. Em Santo Expedito, acredita-se que os alunos serão peças importantes para o crescimento e a divulgação do turismo na cidade.

A pedido

Um leitor nos pede que esta coluna esclareça sobre dois detalhes do santo das causas urgentes, em especial sobre a sua figura. A imagem de Santo Expedito é riquíssima em simbolismo. Ela “fala” pelas figuras, pelas cores e pelos símbolos. Ela nos conta a história de Santo Expedito. Vamos, então, analisar os pontos solicitados.

A roupa de Santo Expedito

As tiras douradas na roupa de Santo Expedito mostram que ele era um comandante de Legião Romana. Esse traje nos dá a ideia do grau de importância que o comandante Expedito ocupava no império romano. Ele comandava a XII Legião, chamada “Fulminata”, entre os anos 296 a 303 d. C. Esta legião tinha 8 mil homens e fora comanda antes por um imperador romano chamado Marco Aurélio. A cor azul celeste em sua roupa representa o céu que ele abraçou ao se converter ao cristianismo.

O manto vermelho de Santo Expedito

Na iconografia cristã, o manto vermelho representa o martírio, o sangue dos mártires. Como sabemos, Santo Expedito foi martirizado por ter se tornado cristão no ano 303. Após sofrer vários castigos físicos, que ele mesmo tinha aplicado a outros, não renunciou à fé em Jesus Cristo. Por isso, foi decapitado por ordem do imperador.

Oração

Meu grande Santo Expedito
Atenda minha oração
Que lhe faço com amor...
Com força do coração.
                      (José Costa)

Veja também