Pesca esportiva: sinônimo de preservação

Pescadora profissional de Presidente Prudente, Karina Ribeiro participa de torneios da atividade por todo o país, além de ter um quadro no programa “Verdades de Pescador”, no canal Climatempo Bio

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 01/03/2020
Horário 06:28
Foto: Emanuel Freire: Karina começou a trajetória quando tinha 10 anos de idade, recebendo os primeiros passos do pai
Foto: Emanuel Freire: Karina começou a trajetória quando tinha 10 anos de idade, recebendo os primeiros passos do pai

Todo mundo tem uma lembrança da infância que carrega com carinho no coração, certo? Para a prudentina Karina Ribeiro, mesmo sem ela saber, foi uma dessas que a proporcionou o início para uma carreira profissional como pescadora esportiva. Além da memória afetiva, o entendimento e a importância da preservação animal que a atividade também lhe mostrou, garantiu com que a paixão aumentasse cada vez mais.

E tal lembrança foi construída desde novinha, por volta dos 10 anos de idade, segundo ela, quando começou a aprender os primeiros passos com o próprio pai. Isso foi quando a família abriu um pesque e pague, em Presidente Pudente mesmo. “Eu me lembro daí essa paixão pelo peixe, que nasceu e nunca parou”, completa Karina.

De tal forma que mesmo diante do fechamento do local, ela decidiu reabri-lo-. “Em 2015 reabri o pesqueiro e desde então a paixão pela pesca só aumento. Porém, aprendi a pescar por esportividade, o famoso pesque e solte. Melhor dizendo, a pesca esportiva”, pontua. Mas, foi a partir daí que ela também admite que começou a entender a importância de preservar o peixe, de divulgar a pesca esportiva e ter turmas de pesca.

O melhor entendimento da atividade fez com que ela também pudesse ter novas experiências. Da pesca tradicional, Karina conheceu também a pesca embarcada e se apaixonou ainda mais pelas diferentes espécies e por tudo o que o estilo da prática representa. “A conquista é a todo momento! Cada local frequentado, espécie fisgada e solta novamente pra vida não tem preço! Saber que preservamos hoje pra nossos futuros filhos, netos e bisnetos pescarem no futuro, é sensacional. Não tem preço que pague!”, frisa.

E, por falar em futuro, mesmo admitindo não ter muitas ambições, por crer que “as coisas acontecem como têm que acontecer e na hora certa”, ela revela uma vontade: conhecer o mundo todo e pescando. “Quem sabe? Seria sensacional”, brinca.

ROTINA DE UMA PESCADORA
A pesca pode não ser diária, mas ao menos para ser semanal o esforço existe. Com a correria do dia a dia, a pescadora diz que tenta otimizar o tempo para que a atividade não fique em segundo plano. Mas, se não ocorre na prática, a teoria não falta. “Assisto pescadores famosos, dentre eles uma mulher que muito admiro como pessoa e que pesca demais. Ela é de Curitiba [PR] e hoje em dia mora em Miami, é guia de pesca lá. Luana Piagatto”, para ela, isso faz com que consiga ser ainda mais experiente no assunto.

E na prática isso também não falta. Recentemente, ela participou de um mundial de pesca, em Goiás, no Rio Araguaia, em são Miguel do Araguaia - distrito de Luiz Alves. A pesca foi na bacia amazônica, que também banha o estado goianiense. “Pra mim foi um mega prazer participar, ainda mais que de brasileira mulher havia apenas eu [do Estado de São Paulo] e outra pescadora do estado do MT [Mato Grosso]”, explica. No total, eram dois argentinos, dois chineses, dois japoneses e seis brasileiros, sendo duas mulheres.

 

#SEMPRECONCEITO
“Nunca passei nenhum preconceito por ser pescadora. Pelo contrário, as pessoas admiram e me parabenizam. Sou grata a Deus pela oportunidade de me fazer trabalhar com algo que eu realmente amo”
Karina Ribeiro

 

pesca & entretenimento
Nas telinhas, a prudentina também tem espaço.  No canal do Youtube Girls Pesca, ela participa de um reality show chamado “Pesca Com Viola”, onde a violeira Bruna Viola participa. São apenas mulheres. Além disso, ela tem um quadro chamado “Nossa Pesca”, dentro do programa Verdades de Pescador, no canal Climatempo Bio. Canal fechado.

 

Publicidade

Veja também