Pesquisa com agricultores da região, do RN e de SC busca melhorias ao segmento

Estudo da FCT/Unesp e outras 2 universidades do país investiga características dos produtores para apontar políticas públicas ideais

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 11/10/2016
Horário 09:06

 


Com o objetivo de aprimorar o planejamento e estabelecer políticas oficiais que regulamentem e engrandeçam a agricultura urbana e periurbana em todo o Brasil, grupos de cooperação acadêmica desenvolvem um projeto que investiga as características de tal modalidade. São três equipes, uma delas do curso de pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, outra da UFSC (Universidade de Santa Catarina), além de pesquisadores da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), os quais analisam as informações dos agricultores existentes nestes locais, suas formas de atuação, produção, bem como a possibilidade de inserção destes nos mercados institucionais de alimentos, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Jornal O Imparcial Encontro Regional sobre Agricultura segue hoje, das 8h às 12h, no Anfiteatro 1 da Unesp

O coordenador-geral do projeto, que é da Unesp de Presidente Prudente, Antonio Nivaldo Hespanhol, explica que o foco da pesquisa é o produtor, já que as próprias informações que versam sobre estes trabalhadores irão direcionar o estudo a apontar as mudanças benéficas e necessárias para tal categoria. O trabalho, que conta com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC (Ministério da Educação) vai analisar, na região, tanto as características da agricultura familiar em Prudente, bem como em Álvares Machado. "Este fenômeno de agricultura urbana e periurbana é importante em Prudente e região, por conta dos municípios caracterizados por pequenas propriedades, que produzem para o próprio sustento e também para comercialização", comenta.

Hespanhol destaca que o estudo será conduzido através de pesquisa bibliográfica e documental, levantamento e análise de dados de fonte secundária e na condução de investigação por meio da adoção de técnicas de observação, de registros fotográficos e de entrevistas com pessoas-chave e agricultores de Prudente, Machado, Natal (RN) e Florianópolis (SC). "O cultivo de alimentos e a criação de pequenos animais estão presentes nas cidades de diferentes portes situadas nas mais diversas regiões do país, no entanto, estas atividades são realizadas sem regulamentação e sem o apoio oficial, o que pode gerar problemas ambientais e sanitários", expõe o projeto.

 

Troca de experiência


Como parte do projeto, um grupo de agricultores de Prudente e Machado se reuniu na tarde de ontem, no Anfiteatro 1 da Unesp, onde contaram suas histórias, trocaram experiências e responderam a perguntas de participantes do Encontro Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana. Cinco produtores que atuam com orgânicos, a hidroponia e o plantio convencional, falaram sobre a viabilidade de implantação de cooperativas para ajudar os pequenos agricultores, incentivo financeiro do governo, empréstimo bancário, entre outros. Até fevereiro de 2019, fim do período de execução do estudo, todos os agricultores de Prudente e Machado serão mapeados.

"É uma satisfação participar desta troca de experiências e falar um pouco sobre o meu trabalho. Às vezes, uma simples orientação resolve grandes problemas dos mais jovens", diz Francisco Corte, que possui mais de 30 estufas em uma área do bairro Humberto Salvador, em Prudente. Conta que chega a produzir cerca de 2 mil maços de folhagem no verão e, para tal, conta com os conhecimentos acumulados ao longo da vida. "O agricultor tem uma ‘cabeça pequena’, por conta das dificuldades que sempre teve. Então, às vezes, não acredita em melhoras, mas é interessantíssimo falar sobre medidas que podem melhorar nossa vida", avalia.

 

SAIBA MAIS


Hoje, das 8h às 12h, o Encontro Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana segue no Anfiteatro 1 da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente. A programação conta com duas mesas-redondas que vão tratar os temas: Produção Orgânica de Alimentos, Agroecologia e Hidroponia no Contexto da Agricultura Urbana e Periurbana, e Políticas Públicas, Mercados Institucionais, Segurança Alimentar e Agricultura Urbana e Periurbana.

 
Publicidade

Veja também