Pesquisa traz dados da Covid-19 em presídios paulistas

Estudo mostra maior índice de infecção entre servidores nas regiões de Araçatuba e Prudente

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/09/2020
Horário 11:08
Arquivo - Ao todo, 15 penitenciárias da região de Prudente entraram na pesquisa
Arquivo - Ao todo, 15 penitenciárias da região de Prudente entraram na pesquisa

Um estudo desenvolvido por pesquisadores das regiões de Araçatuba e Presidente Prudente traz dados científicos sobre a Covid-19 nas penitenciárias durante os primeiros meses de proliferação da doença. No total foram avaliadas 28 unidades prisionais, sendo 15 delas da região oeste do Estado. Recentemente, o material foi apresentado em uma conferência internacional sobre doenças infecciosas, com foco no coronavírus.

A pesquisa intitulada “O coronavírus ultrapassou os muros do sistema prisional de São Paulo” teve a participação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Instituto Adolfo Lutz, Departamento Regional de Saúde de Araçatuba e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

De acordo com o infectologista Luiz Euribel Prestes Carneiro, coordenador da pesquisa, além do panorama da doença nas penitenciárias, o estudo epidemiológico permite o planejamento de ações futuras para combate à pandemia. Conforme o pesquisador, um novo levantamento, que incluirá Marília, foi encerrado no dia 30 de agosto.

“Teremos números maiores e conseguiremos ver a evolução não apenas dentro das unidades, como também em trabalhadores”, explica o médico.

Covid em números

Dados divulgados pela pesquisa, obtidos junto à Secretaria de Estado da Saúde, mostram que de março a junho, na região oeste, de 17.999 privados de liberdade, 25 foram infectados (0,14% do total), sendo duas mortes (8% de letalidade). O número não foi muito distante da região noroeste, que possui 19.195 presos. Destes, 26 foram infectados (0,13%) e três morreram (11,5%).

Já em relação aos servidores da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), dos 3.653 da região de Prudente, foram 54 casos confirmados de Covid (1,48%), sendo três mortes (8%). Na região de Araçatuba há 2.517 servidores, dos quais 20 ficaram doentes (0,79%) e um morreu (5%).

Uma reportagem publicada por este diário, com base nos dados da Administração Penitenciária, mostrou que existem mais servidores infectados que os privados de liberdade. De acordo com o infectologista, a hipótese pode estar relacionada com as visitas de familiares que vieram de cidades onde a doença já estava avançada no começo da pandemia.

“Naquela época não havia infectados em cidades pequenas que possuem presídios”, afirma. “Os assintomáticos trouxeram a infecção não só para dentro dos presídios, mas principalmente aos trabalhadores que eram os primeiros a recepcioná-los”.

“O controle começou a partir do momento em que as visitas foram proibidas”, afirma Luiz. Com os novos dados que já foram coletados, a pesquisa promete um avanço nas análises, que devem ser divulgadas nas próximas semanas.

Participantes do trabalho

Ricardo Burato Dias e Marisa Rodella Amancio, do DRS-2 (Departamento Regional da Saúde); Marizete Peixoto Medeiros, da Secretaria Estadual da Saúde; Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea, do Instituto Adolfo Lutz de Prudente; Karina Briguenti de Souza, estudante de Medicina na Unoeste em iniciação científica; e Edilson Flores, do campus da FCT/Unesp.

SAIBA MAIS

Covid é “bomba-relógio” nas penitenciárias

Covid ataca mais servidores que presos na região de Prudente

 

Publicidade

Veja também