Pesquisadoras recebem maior prêmio de conservação ambiental do mundo

Patrícia trabalha pela conservação da anta brasileira e suas pesquisas incluem o Pontal do Paranapanema; Gabriela coordena estudos do mico-leão preto, espécie símbolo do Estado de São Paulo

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/05/2020
Horário 04:00
Katie Garrett/Cedida - Gabriela coordena o projeto de conservação dos ameaçados micos-leões-pretos
Katie Garrett/Cedida - Gabriela coordena o projeto de conservação dos ameaçados micos-leões-pretos

A região está bem representada na ciência brasileira e no mundo. Recentemente, o prestigiado Whitley Awards, do Whitley Fund for Nature no Reino Unido, também chamado de Oscar Verde, divulgou os grandes vencedores do ano. Uma das premiadas foi a pesquisadora Patrícia Medici, que dedica sua vida à conservação da anta brasileira e levou o prêmio Whitley Gold Award, e Gabriela Cabral Rezende, que pesquisa o mico-leão-preto e recebeu o Whitley Award.  Ambas são pesquisadoras do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), organização que atua no Pontal do Paranapanema há 28 anos.

Patrícia trabalha pela conservação da anta brasileira desde 1996, quando iniciou suas pesquisas no PEMD (Parque Estadual Morro do Diabo). Em 2008, com parte do projeto já desenvolvido, expandiu as ações para o Pantanal e, posteriormente, para o Cerrado. Em 2020, as pesquisas na região do Pontal do Paranapanema foram retomadas. O grande prêmio do Whitley Fund for Nature – o Whitley Gold Award – foi concedido pelo comitê do evento à Patrícia Medici, coordenadora da Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), projeto do IPÊ, instituto do qual é cofundadora.

Há 24 anos liderando ações de conservação da anta brasileira e seu habitat, o trabalho de Patrícia deu origem ao maior banco de dados sobre a espécie no mundo. Os resultados deste trabalho têm sido importantes para a vida não só das antas como também de outras espécies animais, vegetais e seres humanos na mata atlântica, Pantanal, Cerrado e, agora com o prêmio, avançarão para a Amazônia. “Receber este prêmio é extremamente importante, particularmente pelo momento pelo qual passamos. Mais do que nunca, precisamos ressaltar a importância de manter o equilíbrio de nossos ecossistemas”, destaca.

GABRIELA CABRAL:

MICO-LEÃO-PRETO

Gabriela coordena as pesquisas do mico-leão-preto, espécie símbolo do Estado de São Paulo e estudada pelo IPÊ há 35 anos, antes mesmo da fundação oficial do instituto, também na região do Pontal. A pesquisadora e mais cinco cientistas de outras partes do mundo concorreram com mais de 100 outros inscritos e foram reconhecidos com o Whitley Award 2020, com o prêmio de 40 mil libras, cada um, valor este a ser investido em seus projetos.

No extremo oeste do Estado de São Paulo, a base principal do projeto é a região do Pontal do Paranapanema, que possui o maior remanescente florestal da mata atlântica do interior – um dos últimos hotspots de biodiversidade global. Com uma extensão de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, restam apenas 14% da mata atlântica, devido à conversão de florestas em vastas plantações de cana-de-açúcar e fazendas de pecuária.

Com apenas 1,8 mil micos-leões-pretos ainda sobrevivendo na natureza, seu habitat remanescente é altamente fragmentado, com populações pequenas, desconectadas e isoladas. “O mico-leão-preto só existe no Estado de São Paulo. Tanto que é a espécie símbolo do Estado. Temos a responsabilidade de garantir sua existência. Estou extremamente agradecida pelo prêmio, que nos ajudará a continuar um trabalho de conservação que precisa ser de longo prazo", afirma Gabriela.

A contribuição das pesquisadoras para a conservação ambiental e para a ciência foi o que as levou ao reconhecimento. O prêmio é entregue anualmente em cerimônia oficial em Londres, entretanto, neste ano, a premiação foi adiada em função da pandemia da Covid-19. De qualquer maneira, os vencedores receberão seus respectivos prêmios: reconhecimento por seus feitos na conservação de espécies ao redor do mundo e recursos financeiros a serem aplicados na continuidade de seus projetos.

(Com Assessoria de Imprensa)

Foto: Liana John/Cedida

Patrícia foi premiada com o Whitley Gold Award

Foto: João Marcos Rosa/Cedida

Patrícia dedica sua pesquisa à conservação da anta brasileira

Publicidade

Veja também