Pesquisas

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 19/10/2023
Horário 03:33

Durante o primeiro semestre de 2023, o estudante do ensino médio do Centro de Ensino Caça Talentos, em Panorama, Sérgio Otávio de Jesus Dias, tabulou dados do primeiro livro de registros de óbito do Cartório de Registro Civil de Panorama, disponível na plataforma digital FamilySearch. A principal causa de morte identificada pelos pesquisadores foi um quadro inflamatório do tubo digestivo conhecido como gastroenterite, caracterizado por diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômito, comumente causados por infecções virais, bacterianas, parasitárias ou mesmo por intoxicação alimentar. As vítimas fatais da infecção eram em sua maioria crianças entre 0 e 2 anos de idade.
 
4º CONGRESSO CIENTÍFICO
Participaram da análise dos dados o graduando em ciências de dados da Fatec (Faculdade Técnica) de Adamantina, Luiz Camilo Lucas, a professora do curso de história do Centro Universitário de Adamantina, Drª Izabel Castanha Gil, e o professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, Dr. Nelson Russo de Moraes. O artigo intitulado “Panorama [1953-1957]: uma breve história local da morte com base em registros cartoriais” foi aceito no 4º Congresso Científico Internacional da RedeCT (Rede de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais) a ser apresentado no mês de novembro.

IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICA
A Selar (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina) instalou, recentemente, um novo sistema automatizado de irrigação para o campo de futebol do Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo. A melhoria visa promover mais qualidade no gramado, garantindo uma estrutura mais adequada para a prática esportiva. Segundo a pasta, o equipamento digital passou, no início do mês, pelo teste, já sendo utilizado para irrigar o campo. “O sistema moderno de irrigação vai melhorar o piso do solo do gramado para uma prática segura dos atletas e esportistas de Adamantina e região”, enfatiza o secretário Ronaldo Pereira Dutra, o Tuiuiú.

ATLETISMO
Laura, atleta de destaque no atletismo osvaldo-cruzense, conquistou o título de vice-campeã brasileira Sub-16 na prova do Salto Triplo. Além disso, ela também se destacou no Salto em Distância, sendo a terceira melhor do país nessa modalidade. A competição contou com a participação de atletas de diversas regiões do Brasil.

FIBROMIALGIA
A Câmara Municipal de Lucélia aprovou por unanimidade projeto de lei de autoria da vereadora Cátia Maion empregando atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia. De acordo com a vereadora, em conversa com a   Folha Regional,  ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e estabelecimentos privados localizados no município de Lucélia obrigados a dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial para pessoas diagnosticadas com fibromialgia. “Entenda-se por estabelecimentos privados os seguintes: supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão expedido gratuitamente pelo órgão competente, designado pelo Poder Executivo municipal”, concluiu.

NATAL
Um total de 67 dias é o tempo que falta para a época mais aguardada do ano que é o Natal e, por isso, a Prefeitura de Adamantina já deu início à instalação dos enfeites natalinos, que serão responsáveis por dar um brilho diferente ao município durante as festividades. As equipes estão trabalhando desde o começo do ano, seja na manutenção como na produção de novos enfeites e arranjos, que já estão sendo instalados no Cristo e na rodoviária, e ainda no paço municipal, na Câmara, na praça pública no pontilhão da Rua Joaquim Nabuco, Parque dos Pinheiros, Parque Central e diversas ruas. Os locais também serão iluminados como uma forma de levar as luzes Natal para toda a cidade. A abertura oficial do Natal Mágico será no dia 12 de novembro, durante a terceira edição da Feira da Mulher Empreendedora e, posteriormente, a chegada oficial do Natal de Adamantina.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Quando vemos o universo
E a vida nele nascer,
É quando podemos sentir
De Deus seu grande poder
                                     (José Costa)

Publicidade

Veja também