Pianista e compositor Fernando Patau volta a PP com palestra-concerto

Algumas nem foram escritas para o cinema, mas ficaram famosas após serem usadas em um filme", enfatiza Patau.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 24/03/2015
Horário 09:32
 

Quem nunca assistiu a um filme e guardou na memória a música-tema de um personagem e até mesmo toda a trilha sonora? Drama, tragédia, aventura, comédia, suspense ou ação: qualquer que seja o gênero, um filme pede uma boa combinação musical. Portanto, a importância da música no cinema extrapola, e muito, o próprio gênero musical. E para contar um pouco das histórias e curiosidades das canções dos clássicos do cinema mundial, Presidente Prudente recebe, na sexta-feira, o compositor, pianista e cantor Fernando Patau. Sob o patrocínio da Cultura Inglesa, o artista apresenta uma palestra-concerto no auditório da Casa do Médico, às 20h.

Patau, que já se apresentou na cidade em 2014, agora prepara um show para todas as idades. No repertório, traz canções internacionais que marcaram filmes de sucesso e se perpetuaram ao longo dos anos.  "São canções conhecidas além dos filmes, que conquistaram uma vida longa fora das telas. Algumas nem foram escritas para o cinema, mas ficaram famosas após serem usadas em um filme", enfatiza Patau.

Para o artista, a música é um elemento indispensável na produção cinematográfica, sendo "tão importante quanto o filme em si". "Imagine ‘Indiana Jones’ sem seu tema, ‘Star Wars’ sem sua música, ou mesmo ‘All That Jazz’ sem ‘On Broadway’ cantada por George Benson. Mesmo no cinema mudo, a música era tocada por pianistas para criar o clima da cena", relembra.

Experiente na produção, direção e atuação de musicais, Patau se orgulha ao relatar que o avô foi pianista de cinema. "Alguns filmes mudos contavam com música escrita especialmente para eles. As cenas eram escritas na própria partitura. Charlie Chaplin, além de produzir, escrever, dirigir e estrelar, ainda escrevia música para seus filmes. Neste show, apresentarei uma canção que foi escrita por ele", adianta.

Já se preparando para o compromisso em Prudente, Fernando Patau garante que está empolgado devido à ótima experiência de interação que teve com o público na primeira vez em que esteve na cidade. "Fiquei muito impressionado com a receptividade, empolgação, cultura e sede por bom entretenimento. Estou preparando um show com muito carinho, porque sei que todos merecem", promove.

Victor Hugo Galiano, um dos organizadores do evento e gerente da Cultura Inglesa, lembra que a primeira projeção pública do cinematógrafo dos irmãos Lumière aconteceu em 1895, há 120 anos, e é tida como ‘o nascimento do cinema’. "Desde então, o cinema teve decisiva contribuição dos povos de língua inglesa, de tal forma que o inglês se tornou o seu idioma mundial. A Cultura Inglesa celebra essa evolução proporcionando uma viagem musical por grandes filmes de todos os tempos, e quem conduz o público é o showman Fernando Patau. Será um belo espetáculo", recomenda Galiano.

 

Carreira

Há mais de 20 anos, Fernando Patau trabalha como cantor, compositor, pianista, ator e expert em espetáculos musicais.  Atuou em trabalhos como "Hair", "Os Lusíadas" – onde assinou a autoria de algumas composições –, "A Bela e a Fera", "Sweet Charity", "Os Produtores" e "Cats".

Além de dirigir diversos musicais, também traz na bagagem experiências de atuação no espetáculo "Asdrúbal C", na novela "Vende-se um véu de noiva" (SBT) e no longa-metragem de Fernando Meireles "Ensaio Sobre A Cegueira".

Há anos dá palestras sobre história dos musicais e sobre produções de musicais americanos e ingleses para a Cultura Inglesa de todo o Brasil e em cursos particulares com muito sucesso. (Com Assessoria de Imprensa da Cultura Inglesa)

 

serviço

AOS INTERESSADOS


Quem quiser assistir o show do Fernando Patau pode trocar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal) por um ingresso, na sede da Cultura Inglesa (Rua Barão do Rio Branco, 675, centro). Os ingressos são limitados. Informações pelo telefone 2101-0404.

 
Publicidade

Veja também