Pintora expõe telas em alusão aos ipês da cidade

Prudentina retratou flores amarelas, rosas, roxas, brancas e de jardim de pontos da cidade; exibição vai até 1º de outubro, no Matarazzo

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 15/09/2017
Horário 13:53

Da paixão pelos ipês, nasceu a ideia da artesã Nilza Fumaglli, de retratar as belezas e as cores da planta durante o inverno de Presidente Prudente. Ao todo, 23 lindas telas das flores amarelas, rosas, roxas, brancas e de jardim estão expostas, gratuitamente, até o dia 1º de outubro, na Sala de Convivência do Centro Cultural Matarazzo. A exibição é aberta ao público de segunda a sábado, das 8h30 às 22h.

Quando as temperaturas caem no Oeste Paulista, as cores dos ipês prevalecem em diversos pontos de Prudente, como por exemplo, no Parque do Povo que, durante o inverno, exibe a beleza exuberante destas flores e fazem muita gente que caminha ou passeia por lá dar uma “paradinha” para observá-las. E é justamente este florido que inspirou a artesã Nilza Fumaglli, de 72 anos, a produzir pinturas realistas em telas, como uma forma de eternizar, tornar atemporal e incentivar o cuidado para com as cinco versões da planta.

“Quero mostrar para as pessoas os cuidados que temos que ter com esta beleza natural, pois não são em todos os lugares que estas plantas florescem. Foi por isto que eu tive esta ideia. Espero que estas pinturas deem cor não só no inverno, mas também todas as outras estações”, conta.

Além do talento da prudentina, que se dedica aos trabalhos de pinturas realistas, retratos e florais há 27 anos, as 23 telas expostas também contaram com a ajuda de 12 alunos do curso de pintura, ministrados pela artesã, em seu ateliê na cidade.

“Todos os meus alunos possuem algo em comum: o respeito pela natureza. Por isto, foi muito fácil uni-los em prol desta mostra. Quando fiz o convite e expliquei como seria, eles aceitaram na hora e já demos início na produção dos materiais”, explica.

 

Pintura como terapia

Não é só o talento artístico que prevalece nas obras de Nilza Fumaglli. Após iniciar na pintura, a artesã se livrou de uma depressão que lhe causava muito desconforto, e viu nesta experiência uma forma de ajudar outras pessoas que sofrem pelo mesmo problema. Foi este um dos principais motivos para fundar seu próprio ateliê.

“A pintura e a paz que ele traz à mente me ajudaram a superar situações que me colocavam para baixo. Ás vezes, nós não acreditamos em nossa capacidade, e acabamos nos afundando nessa crença irreal. Com a pintura, gente adquire a paixão e a vontade de fazer o que gostamos, por conta própria, e é assim que elevamos nossas vidas”, ressalta. Para os interessados, o ateliê da prudentina fica na Rua Vicente Bácaro, 375, na Vila Boscoli.

 

Serviço

Exposição A Beleza dos Ipês Prudentinos

Local: Sala de Convivência do Centro Cultural Matarazzo. Localizado na rua Quintino Bocaiuva, 749, na Vila Marcondes.

Data: até dia 1º de outubro

Horário: De segunda a sábado, das 8h30 às 22h

Grátis

Publicidade

Veja também