Pirapozinho terá sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

CineSolarzinho será montado na Praça Elza Husek Lonchiati, com atividades culturais na terça-feira, a partir das 19h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 24/09/2023
Horário 09:20
Foto: Danilo Ramos/CineSolar
CineSolarzinho transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 1.870 sessões
CineSolarzinho transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 1.870 sessões

A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Pirapozinho, com atividades culturais gratuitas para a população. Com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura, na terça-feira, a partir das 19h, na Praça Elza Husek Lonchiati, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O Circuito Sicredi acontece de agosto a novembro, em 37 cidades dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.

“O município de Pirapozinho recebe essa experiência que alia cultura e sustentabilidade. É uma forma de promovermos a inclusão cultural e também falar de ações de desenvolvimento sustentável”, afirma Jorge Guedes, presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP

O CineSolarzinho - versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa dez anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 Estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

A quarta edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura de Pirapozinho, por meio da Secretaria de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO
Pirapozinho - Sessões de Cinema

Data: Terça-feira (26/09)
Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens – “Nós e o meio ambiente”
20h - 2ª sessão: curtas-metragens – “Diversidade e Cooperação”
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça Elza Husek Lonchiati - prolongamento da Rua Rui Barbosa, s/nº - Trevo Norte - Pirapozinho/SP
Local em caso de chuva: Salão do Rotary - Rua José de Alencar, 1401 - Vila Marques

Danilo Ramos/CineSolar

Furgão, adaptado com as placas fotovoltaicas no teto, é uma atração à parte

Publicidade

Veja também