Pitaia encanta paladares e transforma a saúde

OPINIÃO - William Hiroshi Suekane Takata

Data 21/03/2024
Horário 04:30

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), atingimos, em 2024, a marca de 8 bilhões de pessoas, e de acordo com dados da FAO (Food and Agriculture Organization), quase um terço da população ainda passa fome. Do outro lado da moeda, vemos uma população cada vez mais obesa. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 1 bilhão de pessoas está com sobrepeso. Diante de tanta desigualdade na distribuição de alimento, como poderemos alcançar um cenário onde as pessoas poderão ter acesso aos alimentos na quantidade adequada e com qualidade?
A resposta para esta pergunta vem da agricultura familiar, responsável pela produção de grande parte do montante de alimentos saudáveis que chegam até a mesa do consumidor. Dentre os produtos produzidos pela agricultura familiar e que apresentam alto valor nutritivo, estão as frutas e hortaliças, que possuem em sua composição, vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo humano.
Neste cenário, a pitaia tem se mostrado bem promissora, além de apresentar uma boa adaptabilidade de cultivo em diversas regiões. Mesmo em áreas com condições adversas, a sua produtividade é elevada. Além das vantagens agronômicas, a pitaia é uma fonte rica de nutrientes essenciais para a saúde, como as vitaminas C, B e minerais como ferro e cálcio. Além disso, é conhecida por suas propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, promover uma pele saudável e diminuir o risco de câncer.
Mas é na experiência sensorial que a pitaia realmente brilha. Seu sabor doce e refrescante, com um leve toque ácido, é uma verdadeira explosão de sabores tropicais. Além de deliciosa, a pitaia também é versátil na cozinha. Pode ser consumida in natura, em sucos, smoothies, saladas de frutas, sobremesas e até mesmo em pratos salgados, adicionando um toque de exotismo e cor. Sua polpa, que pode variar entre o branco e o rosa vibrante, é uma verdadeira paleta de cores que encanta não só o paladar, mas também os olhos.
No entanto, apesar de todos esses encantos, a pitaia ainda é uma ilustre desconhecida, muitos ainda não tiveram a oportunidade de experimentar essa maravilha da natureza, seja por falta de acesso ou simplesmente por desconhecimento. É hora de mudar isso e trazer a pitaia para o centro das atenções. Portanto, convido a todos a embarcar nessa jornada sensorial e descobrir os encantos da pitaia. 
Experimentem, degustem, deixem-se levar pela sua magia exótica. Que essa fruta tão especial possa conquistar cada vez mais espaço em nossas mesas, afinal, precisamos explorar todas as oportunidades que a natureza nos fornece.
 

Publicidade

Veja também