PL institui em PP o Dia Municipal do Motoclube a ser comemorado anualmente em 27 de julho

Proposta do vereador Demerson Dias foi aprovada em primeira discussão na sessão desta segunda-feira, quando outros 4 projetos foram apreciados

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 27/05/2025
Horário 11:02
Foto: Câmara Municipal de Presidente Prudente
No expediente com votação, vereadores deliberaram 16 requerimentos de providências e informações
No expediente com votação, vereadores deliberaram 16 requerimentos de providências e informações

Cinco projetos foram apreciados e aprovados pelos vereadores da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, na sessão ordinária desta segunda-feira. Entre eles, está o PL 112/19, deliberado em discussão única, de autoria do parlamentar Demerson Dias (Republicanos), que inclui na Lei 5.003 de 17/12/1997, que trata da Unificação das Datas Comemorativas, mais um item: o Dia Municipal do Motoclube, a ser comemorado anualmente no dia 27 de julho, em consonância com o Dia Nacional do Motociclista, instituído pela Lei Federal nº 15.006, de 17 de outubro de 2024.

Demerson Dias justifica que a proposta visa reconhecer e valorizar os motoclubes e seus associados – os motociclistas –, “como atores importantes na mobilidade urbana, no turismo e no desenvolvimento da economia local”. “Os motoclubes não apenas promovem a convivência entre apaixonados por motocicletas, mas também contribuem com a sociedade por meio de ações sociais, eventos solidários, romarias, caravanas e encontros culturais que movimentam setores como hotelaria, gastronomia, comércio e entretenimento”, indica o vereador. 

O parlamentar ainda afirma que a motocicleta representa, para muitos cidadãos, um meio de transporte “eficiente e acessível, que contribui para a fluidez do trânsito, especialmente em áreas urbanas congestionadas”. 

“A criação desta data comemorativa visa ainda fomentar o desenvolvimento de campanhas educativas voltadas à segurança no trânsito, direção defensiva, uso de equipamentos de proteção e à convivência pacífica entre os diferentes meios de transporte”, descreve. “Também poderá estimular projetos voltados à cidadania, como a promoção de palestras, ações de conscientização e iniciativas beneficentes”, complementa.

Demerson ainda ressalta que levou em conta que a capital do oeste paulista possui “grande potencial” para sediar eventos motociclísticos, como encontros regionais, moto festas e ações solidárias, “com forte impacto econômico e social positivo”.

Ordem do dia
Também na sessão ordinária desta segunda-feira, no expediente com votação, foram deliberados 16 requerimentos de providências e informações; 38 de congratulações; oito de moção de aplausos; e seis cartões de prata. Já no expediente sem votação e de leitura dos ofícios, devem ser encaminhadas 51 indicações de melhorias para diversos bairros do município.

Ainda na ocasião, em sessão informal, o Grau Técnico de Presidente Prudente, instituição de ensino técnico profissionalizante, foi homenageada com Cartão de Prata, em iniciativa do vereador William Leite (PP).
 

Publicidade

Veja também