O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, estará em Presidente Prudente no dia 19 de maio (segunda-feira) para conhecer o Plano de Desenvolvimento Regional, elaborado por uma coalizão que reúne a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), o diretório regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e o Grupo Lidera, com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A apresentação está marcada para as 9h, na sede do Ciesp, na Avenida 11 de Maio, no Jardim Marupiara, em Presidente Prudente.
Segundo as entidades, o plano foi concebido após um estímulo da própria Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que incentivou empresários e representantes institucionais a pensarem em estratégias sustentáveis para o avanço da região. A partir desse chamado, diversas reuniões e articulações ocorreram com representantes dos setores público e privado.
De acordo com a nota conjunta encaminhada pela coalização, o documento traça uma série de diretrizes e propõe ações em diferentes frentes: a tecla da chamada regularização fundiária continua a ser batida; incentivo à produção de energia limpa; estímulo à inovação e ao empreendedorismo, além da construção de um ecossistema de turismo regional integrado. O plano também contempla um programa estratégico voltado à valorização da cadeia produtiva local.
“O Plano de Desenvolvimento considera as especificidades da região e, dessa forma, se torna uma espécie de linha-mestra, apontando as diretrizes para o desenvolvimento de programas e ações focados em nossa realidade. Também se torna um instrumento para embasar e alinhar políticas públicas que contemplem as nossas necessidades e expectativas locais, para fomentar o desenvolvimento econômico e também social”, destaca Raul Audi Junior, presidente da Acipp.
Para as entidades envolvidas, o plano representa uma convergência de propósitos e uma união de esforços em prol de um mesmo objetivo: tornar a região mais competitiva e sustentável. “As entidades da coalizão estão otimistas quanto ao apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a fim de mobilizar a estrutura do governo estadual”, afirmou o grupo em nota conjunta.