Plantar: ato de amor à natureza

EDITORIAL -

Data 22/07/2022
Horário 04:15

É preciso agir em prol de tudo aquilo que é positivo para a qualidade de vida do ser humano e cuidar efetivamente da natureza é uma delas. Reciclar, saber onde jogar determinados lixos, cuidar das árvores e respeitar aquilo que nos é proporcionado de maneira gratuita são itens essenciais para viver.
Um exemplo é o projeto Corredores de Vida, do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que celebrou o plantio de 1 milhão de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em 2022, na região do Pontal do Paranapanema. No primeiro semestre do ano, as ações de restauração do IPÊ na região estiveram concentradas em especial nos municípios de Mirante do Paranapanema , Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha Paulista
As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna. Quem planta uma árvore atrai os animais para mais perto. Tratar bem a natureza que só nos oferece o que nos faz bem é essencial para nossa boa qualidade de vida.
É essencial que as crianças vejam os exemplos dos adultos e cresçam sabendo da responsabilidade que têm com o meio ambiente. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Por isso, em áreas arborizadas, temos a sensação de respirar melhor. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. 
Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.O cuidado com o meio ambiente é uma atitude que transcende qualquer idade, função, profissão, classe social ou nível de escolaridade. É dever de todos zelar pelo futuro do planeta.

Publicidade

Veja também