Plataforma reúne gráficos interativos sobre evolução da Covid-19

Iniciativa é conduzida por cientistas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo, na capital

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/05/2020
Horário 19:00
Reprodução - Plataforma permite comparação de dados entre Estados
Reprodução - Plataforma permite comparação de dados entre Estados

Um grupo de pesquisadores do ICB (Instituto de Ciências Biomédicas) da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu uma plataforma interativa que reúne dados epidemiológicos sobre a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) de todos os Estados brasileiros.

A iniciativa é liderada pela pós-doutoranda Pilar Veras, bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que atua no laboratório do professor Carlos Menck, do Departamento de Microbiologia do ICB. Com dados obtidos no site do Ministério da Saúde, os cientistas montaram gráficos interativos atualizados diariamente.

A ideia, segundo a pesquisadora, veio da necessidade de organizar os dados de modo a possibilitar comparações entre os Estados. Em três semanas, todos os gráficos foram colocados na plataforma para livre acesso. O grupo optou por usar gráficos interativos, em vez de estáticos, para que o usuário compreenda melhor os dados, podendo manipulá-los e escolher quais Estados deseja comparar.

“Existem várias iniciativas que tentam fazer análises estaduais, mas os gráficos não reúnem todos os Estados e não exploram todos os dados, como mortalidade, incidência de casos e letalidade”, explica Pilar Veras à Agência Fapesp.

DADOS

Os gráficos mostram a quantidade total de casos e óbitos confirmados, a incidência na população, a taxa de letalidade e o número de novos casos. Em cada um, é possível selecionar datas, regiões e Estados, de acordo com a informação buscada. A região Sudeste, por exemplo, é a que registrou mais casos até o dia 27 de abril (31.077); em seguida, o Nordeste, com 17.531 casos da doença. Outro gráfico permite verificar se o número de novos casos está diminuindo em cada Estado.

Além da publicação de informação gratuita e didática, outro ponto interessante da iniciativa é dar mais visibilidade a Estados fora do eixo Rio-São Paulo. A pesquisadora lembra que o país tem dimensões continentais e abriga uma série de peculiaridades que podem influenciar na coleta de dados e até mesmo no destaque que cada lugar ganha na mídia.

O projeto está em constante aprimoramento e a equipe pretende elaborar mais gráficos com diversos dados. Um deles será sobre a disponibilidade de leitos em cada Estado, informação que ainda será coletada e, como destaca a pesquisadora, terá grande impacto no planejamento de políticas para frear o vírus. Outro gráfico fará uma relação entre os principais municípios do Estado.

Link da plataforma: https://public.tableau.com/profile/covid19estadosbr#!/vizhome/TendnciadosEstados_15872349572950/PainelBrasil

Publicidade

Veja também