Polícia Ambiental captura jacaré-de-papo-amarelo dentro de frigorífico em Presidente Venceslau

Animal de aproximadamente 1,40 metro estava no interior da área operacional do estabelecimento, onde foi contido por patrulheiros

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 16/12/2025
Horário 08:58
Foto: Polícia Militar Ambiental
Animal foi acondicionado em caixa própria e transportado até o Rio Santo Anastácio, onde foi solto
Animal foi acondicionado em caixa própria e transportado até o Rio Santo Anastácio, onde foi solto

Um jacaré-de-papo-amarelo, de aproximadamente 1,40 metro, foi capturado pela Polícia Militar Ambiental, nesta segunda-feira, no interior da área operacional de um frigorifico localizado em Presidente Venceslau. A corporação foi acionada e fez a contenção do animal silvestre, que foi acondicionado em uma caixa própria e transportado até o Rio Santo Anastácio, onde foi reintroduzido ao seu habitat natural. 

O policiamento ambiental, explica que a espécie Caiman latirostris mede entre dois a três metros. Adultos, tendem a ser de cor verde-oliva enquanto os filhotes são mais amarronzados com costas listradas em preto e pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula. 

“No Brasil, são encontrados principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mas também no Centro-Oeste, e habitam as margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas, se alimentando de mamíferos, peixes, aves, répteis, crustáceos, insetos e moluscos”, ressalta. 

A corporação ainda explica que tal animal é conhecido por esse nome em função de, durante a fase do acasalamento, ficar com a área do papo amarelado. “Segundo o Decreto nº 63.853/18, em seu Anexo I, o jacaré-de-papo-amarelo não está ameaçado de extinção”, detalha a Polícia Ambiental.

Publicidade

Veja também