Polícia Ambiental captura onça-parda em chácara em Epitácio 

Felino foi solto em trecho do Parque Estadual do Rio do Peixe, entre Ouro Verde e Presidente Venceslau

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/06/2022
Horário 19:14
Foto: Reprodução/Polícia Ambiental
Depois de passar por avaliação de um médico veterinário, felino foi solto em trecho do Parque Estadual do Rio do Peixe
Depois de passar por avaliação de um médico veterinário, felino foi solto em trecho do Parque Estadual do Rio do Peixe

A Polícia Ambiental realizou nesta segunda-feira a captura de uma onça-parda em uma chácara no Bairro Alto Mirante, em Presidente Epitácio. O felino, que pertence a uma espécie ameaçada de extinção, precisou ser sedado e depois de passar por avaliação de um médico veterinário, foi solto em um trecho do Parque Estadual do Rio do Peixe, entre Ouro Verde e Presidente Venceslau.
Em novembro do ano passado, O Imparcial noticiou o aparecimento de uma onça-parda no Parque do Povo de Presidente Prudente. Naquela ocasião, a passagem do animal foi presenciada por testemunhas, que o viram fugir para uma mata da Avenida 11 de Maio, na altura da Clínica Cardiovida.

Sobre a onça-parda

Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca). Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.
O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro.
Possuem hábitos, predominantemente, noturnos e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época de acasalamento. Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes em que parte para o ataque. A alimentação inclui desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte, bem como capivaras, veados e catetos, e também aves e répteis.
O período de gestação varia entre 84 e 98 dias, e nascem de um a seis filhotes, cada um com 220 a 440 gramas de peso. A espécie é considerada vulnerável e ameaçada de extinção. A onça-parda não tem o hábito de atacar pessoas, a não ser que se sinta acuada, com filhotes ou em extrema fragilidade alimentar. 

Foto: Polícia Ambiental

Onça-parda apareceu em uma chácara em Epitácio

CONFIRA TAMBÉM

Onça parda morre atropelada na Rodovia Assis Chateaubriand, em Prudente

Onça parda é atropelada em estrada vicinal em Machado 

Onça-parda segue desaparecida e equipes cessam buscas em Prudente

Polícia Ambiental tenta localizar onça-parda que atravessou Parque do Povo

Publicidade

Veja também