Polícia Civil apreende testes para Covid com suposta técnica de enfermagem

Testagem estava sendo realizada em funcionários de uma empresa de forma inadequada, conforme comprovado pela Vigilância Sanitária

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/04/2021
Horário 11:32
Foto: Polícia Civil
Testes também foram apreendidos na casa da investigada
Testes também foram apreendidos na casa da investigada

Na tarde de ontem, a Polícia Civil apreendeu diversos testes para Covid-19 que estavam sendo aplicados irregularmente em um estabelecimento comercial de Adamantina. Uma suposta técnica de enfermagem foi presa em flagrante, mas responderá aos crimes em liberdade. 

A atuação da acusada já havia chegado ao conhecimento da DIG/Dise (Delegacia de Investigações Gerais/Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) há alguns dias. De acordo com a seccional, um denunciante relatou que uma pessoa estaria realizando, de forma particular, testes sanguíneos de Covid-19.

Diante das informações, na tarde de ontem os policiais civis flagraram a mulher dentro  de uma empresa enquanto realizava testes em funcionários. Conforme a Polícia Civil, ela estava em uma sala de escritório, com vários kits de testagem.

Na sequência, as equipes foram até a casa dela, onde foram encontrados mais materiais. Todos foram apreendidos e levados à sede da delegacia.

“Não havia cobrança para a realização dos testes aos funcionários da empresa”, salienta a Polícia Civil.

Condições inadequadas

Ainda segundo a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde foram acionadas e detectaram que as condições de aplicação eram inadequadas, e que violavam todas as medidas sanitárias - um risco à saúde pública e dos próprios funcionários testados.

Em depoimento à polícia, a acusada disse que é técnica em enfermagem, no entanto, não apresentou qualquer registro comprobatório profissional, o que a impossibilita de realizar a atividade. 

De acordo com a Polícia Civil, a mulher responderá em liberdade pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva e a contravenção de exercício ilegal da profissão ou atividade.

“A Polícia Civil clama à população para que não aceite se submeter a nenhum tipo de teste para diagnóstico da Covid-19 em seu domicílio ou outro local que não seja de serviços autorizados pela Vigilância Sanitária, porque é ilegal”.

Publicidade

Veja também