Muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajar. Porém, planejamentos à parte, é preciso pensar na segurança da casa que ficará sozinha. A Seção de Comunicação Social do 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) de Presidente Prudente informa que ao viajar, os moradores da cidade e região podem contar com o serviço da ronda programada. Com antecedência, o solicitante deve comparecer a uma unidade da Polícia Militar próxima à sua residência e preencher um formulário. "Durante sua ausência a viatura responsável pelo patrulhamento do bairro dará uma atenção especial ao seu imóvel. Ao voltar de viagem, principalmente se retornar antes do dia previsto, avise o posto policial onde realizou o cadastro. Esse serviço é gratuito", informa o setor.
Além da ronda programada, outras medidas de segurança podem evitar furtos e arrombamentos durante a ausência no imóvel, como por exemplo, deixar uma pessoa de confiança responsável pela residência, não deixar as luzes da casa acesas durante o dia e alertar os vizinhos sobre a viagem.
De acordo com o órgão, o bom relacionamento com os vizinhos tornam as ações da Polícia Militar ainda mais eficazes, pois, além de recolherem correspondências e retirar a sujeira em frente da casa, extraindo assim, o aspecto de casa sem morador, a vizinhança pode acionar as autoridades em caso de pessoas suspeitas nas imediações ou após ouvir barulhos e quaisquer situações suspeitas de que o imóvel esteja sendo furtado.
Recesso escolar
Conforme dados da Secretaria da Educação do Estado, 4,3 milhões de estudantes da rede estadual de ensino entram em férias. Durante este período, é importante conscientizar crianças, jovens e responsáveis sobre como evitar os riscos associados à prática de 10 brincadeiras comuns no período.
Para isso, o Centro de Planejamento e Gestão da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB) da pasta preparou algumas dicas que proporcionam o bem estar dos estudantes no recesso e ainda garantem o retorno saudável às aulas no próximo dia 1º de agosto.
MAIS +
PARA APROVEITAR AS FÉRIAS COM SEGURANÇA, EVITE:
Empinar pipas em dias de chuva ou próximo das antenas, dos fios telefônicos e elétricos; vale lembrar para nunca utilizar cerol
Soltar balões
Brincar próximo a ruas movimentadas
Brincar sobre lajes e telhados
Usar fogos de artifício
Nadar em rios e lagos impróprios para banho
Jogar bola em locais sem segurança
Utilizar facas e objetos pontiagudos
Brincar perto de janelas
Brincar com fogo e produtos químicos