Polícia Militar usará câmeras corporais até fim deste ano

Comandante do CPI-8, coronel Adriano Aranão, indica que primeira leva dos aparelhos de filmagem será usada no município de Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/09/2022
Horário 04:00
Foto: Karime Xavier/Folhapress
Câmera permanece fixada na lapela do uniforme policial e transmite todas as ações do agente
Câmera permanece fixada na lapela do uniforme policial e transmite todas as ações do agente

A Polícia Militar começará a usar câmeras corporais a partir do fim deste ano em Presidente Prudente. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo coronel do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Adriano Aranão, a O Imparcial.  De acordo com Aranão, a região de Presidente Prudente será contemplada nos próximos meses com os aparelhos de filmagens, porém, a primeira leva dos equipamentos não contemplará 100% do efetivo da PM na região. “A primeira leva será usada no município de Presidente Prudente”, indica o coronel. 
Segundo o comandante do CPI-8, o uso das câmeras corporais nas fardas dos policias são importantes para o trabalho dos agentes diante à sociedade e traz transparência ao que é realizado pela PM. “Vai demonstrar legitimidade e confirmar cada vez mais dentro desse pressuposto de uma polícia comprometida com o Estado democrático de direito e com a publicidade das suas ações, como é um dos fundamentos da administração pública. É um grande avanço”, avalia Aranão. 

Câmeras corporais

O programa que prevê o uso de câmeras corporais por policiais militares no Estado de São Paulo foi instituído em agosto de 2020 pelo então governador João Doria (PSDB). “São câmeras pequenas, fixadas na lapela do uniforme policial. Ele não pode retirá-la, ele não pode desligá-la. E ela transmite, ao vivo, todas as suas ações”, disse Doria. “Há dois benefícios nesta ação. Primeiro: vai reduzir o nível de violência. E ela serve também para apresentar fatos reais, cenas sem edição”, expôs o então governador na época. 
Em nota a O Imparcial, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que “no Plano de Comando [2020-2023] da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a implantação das COPs [Câmeras Operacionais Portáteis] nos batalhões compõe um dos objetivos estratégicos da instituição, tendo como meta sua implantação em 100% dos batalhões até dezembro de 2023”, comunica a pasta. “No momento estamos preparando o próximo edital, que será publicado em breve, para as empresas participarem de nova licitação, com o fito de atingirmos a meta estabelecida no Plano de Comando, implantando assim as COPs em todos os batalhões”. 

CONFIRA TAMBÉM:

Convênio permitirá estudo do impacto das câmeras corporais por policiais militares no Estado

Publicidade

Veja também