Polícia oferece serviço de ronda programada

Pedido deve ser feito no posto policial mais próximo da residência do morador que deixará o imóvel sozinho neste período

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 05/01/2018
Horário 12:31

Nas férias escolares, muitas famílias aproveitam o período para viajar. Em alguns casos, as residências fechadas não recebem ninguém para os devidos cuidados, evidenciando a ausência dos moradores. O cenário pode favorecer o crime. Além dos cuidados básicos com a moradia, o serviço de ronda programada pode ser solicitado à PM (Polícia Militar).

Segundo o 18º BPM/I (18º Batalhão de Polícia Militar do Interior), este trata-se de um serviço especializado ofertado com a intenção de contribuir mais para a segurança de imóveis que estejam vazios, por meio de vigilância especial e patrulhamentos ostensivos em determinados períodos do dia. A PM salienta que diligências já são feitas pelas cidades, dentro do itinerário policial, mas nos endereços em questão, caso haja solicitação, a vigia é feita com mais ênfase.

E para isso acontecer, qualquer pessoa ou grupo familiar de casas que ficarão temporariamente desocupadas pode pedir pela ronda programada. Contudo, essa solicitação deve ser feita pessoalmente, no qual o interessado deva procurar a unidade da Polícia Militar mais próxima de sua casa. Lá, ele preencherá um formulário específico para o atendimento, além de receber orientações sobre o programa oferecido.

O policiamento reforça que o 190 é o atendimento telefônico destinado à solicitação da polícia em situações emergenciais. Sendo assim, o pedido pelo serviço não deve ser feito por ele.

 

Prevenção

Antes que a viagem aconteça e o período de desocupação do imóvel seja iniciado, a PM orienta que outras ações podem fomentar para a segurança do local, para não só ficar à mercê da ronda programada. A principal dica é não colocar informações sobre o local de destino nas redes sociais, pois pode contribuir com detalhes para pessoas más intencionadas.

Além disso, deixar uma pessoa, seja vizinho ou parente familiar, responsável pela residência é uma prática que facilita o trabalho, não só para mostrar movimentação, mas também para recolhimento de correspondências, trato de animais e limpeza dos quintais. Casa suja e jornais e revistas dispersos pelo lugar, por exemplo, são sinais de local vazio. Também é necessário não deixar luzes acesas durante o dia.

Publicidade

Veja também