Jorge Ribeiro Camilo, papiloscopista policial, lotado na 2ª Dise/Deic (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais) do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), em Presidente Prudente, é o primeiro integrante da Polícia Civil do Estado de São Paulo agraciado com a medalha “Soldado do Silêncio”. A honraria foi concedida em solenidade realizada pelo Exército Brasileiro, em sua sede em Brasília (DF), nesta quinta-feira.
Criada pelo Decreto 10.679/2021, a distinção é tradicionalmente conferida a militares do Exército que se destacam em operações de inteligência. “No entanto, pela primeira vez, um integrante da Polícia Civil do Estado de São Paulo foi reconhecido com a distinção, reforçando o protagonismo da instituição paulista no cenário da inteligência estratégica nacional”, ressalta o Deinter-8.
Para o órgão regional, ao receber tal reconhecimento, a 2ª Dise/Deic reafirma seu protagonismo institucional na produção de conhecimento estratégico e na integração com outras forças de segurança, “consolidando a inteligência policial como instrumento essencial no combate ao crime organizado e na defesa da sociedade”.
“A condecoração reflete o fortalecimento da cooperação entre a Polícia Civil e o Exército Brasileiro, expressa em operações conjuntas, no intercâmbio de informações e na atuação integrada em estruturas como os CICC [Centros Integrados de Comando e Controle] e o CIE [Centro de Inteligência do Exército]. Essa articulação contribui para o enfrentamento de ameaças complexas, como o narcotráfico e o tráfico internacional de armas”, enfatiza o Deinter-8.
O órgão regional ainda explica que o título “Soldado do Silêncio” remete à natureza reservada e estratégica das atividades de inteligência, em que a coleta e análise de informações são conduzidas com discrição, mas “têm impacto decisivo na segurança pública e na defesa nacional”. “A entrega da medalha a Jorge Ribeiro Camilo também ganha simbolismo adicional por ocorrer às vésperas do Dia do Profissional de Inteligência, celebrado em 6 de setembro”, finaliza.
Fotos: Deinter-8
Pela primeira vez, um integrante da Polícia Civil de SP foi reconhecido com tal honraria