Policial civil de PP é o primeiro do Estado a receber medalha “Soldado do Silêncio” do Exército

Distinção tradicionalmente conferida a militares que se destacam em operações de inteligência foi concedida a papiloscopista do Deinter-8, em Brasília (DF)

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 05/09/2025
Horário 08:56
Foto: Deinter-8
Pela primeira vez, um integrante da Polícia Civil do Estado foi reconhecido com tal honraria
Pela primeira vez, um integrante da Polícia Civil do Estado foi reconhecido com tal honraria

Jorge Ribeiro Camilo, papiloscopista policial, lotado na 2ª Dise/Deic (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais) do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), em Presidente Prudente, é o primeiro integrante da Polícia Civil do Estado de São Paulo agraciado com a medalha “Soldado do Silêncio”. A honraria foi concedida em solenidade realizada pelo Exército Brasileiro, em sua sede em Brasília (DF), nesta quinta-feira.

Criada pelo Decreto 10.679/2021, a distinção é tradicionalmente conferida a militares do Exército que se destacam em operações de inteligência. “No entanto, pela primeira vez, um integrante da Polícia Civil do Estado de São Paulo foi reconhecido com a distinção, reforçando o protagonismo da instituição paulista no cenário da inteligência estratégica nacional”, ressalta o Deinter-8.

Para o órgão regional, ao receber tal reconhecimento, a 2ª Dise/Deic reafirma seu protagonismo institucional na produção de conhecimento estratégico e na integração com outras forças de segurança, “consolidando a inteligência policial como instrumento essencial no combate ao crime organizado e na defesa da sociedade”.

“A condecoração reflete o fortalecimento da cooperação entre a Polícia Civil e o Exército Brasileiro, expressa em operações conjuntas, no intercâmbio de informações e na atuação integrada em estruturas como os CICC [Centros Integrados de Comando e Controle] e o CIE [Centro de Inteligência do Exército]. Essa articulação contribui para o enfrentamento de ameaças complexas, como o narcotráfico e o tráfico internacional de armas”, enfatiza o Deinter-8.

O órgão regional ainda explica que o título “Soldado do Silêncio” remete à natureza reservada e estratégica das atividades de inteligência, em que a coleta e análise de informações são conduzidas com discrição, mas “têm impacto decisivo na segurança pública e na defesa nacional”. “A entrega da medalha a Jorge Ribeiro Camilo também ganha simbolismo adicional por ocorrer às vésperas do Dia do Profissional de Inteligência, celebrado em 6 de setembro”, finaliza.

Fotos: Deinter-8
Pela primeira vez, um integrante da Polícia Civil de SP foi reconhecido com tal honraria

Publicidade

Veja também