Pontal do Futuro: desenvolvimento da região 

OPINIÃO - Mauro Bragato

Data 15/12/2020
Horário 04:15

Os municípios da região do Pontal do Paranapanema serão um novo polo de desenvolvimento econômico e social. Esse é o objetivo do programa Pontal do Futuro, que estamos desenvolvendo junto ao governo de Estado. Conversei sobre isso com o governador João Doria e o time de secretários de Estado, em reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, no fim de novembro, em São Paulo. 
Trata-se de uma ação completa e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados para promover ações de regularização de terras, incentivo ao agronegócio, ao turismo regional, à infraestrutura, à saúde, à educação e aos serviços sociais. Deverá envolver todas as áreas do governo.
Para transformar o Pontal do Paranapanema - uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado - em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental, o programa trará novos investimentos para melhorar a vida das pessoas. Os principais objetivos são: alavancar a atividade econômica nos municípios da região; eliminar gargalos sociais de curto prazo; fomentar projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável; realizar obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região. 
Dentre as metas, será preciso reforçar as ações para a regularização fundiária nas propriedades e assentamentos rurais que, por meio de políticas governamentais, visam o reordenamento do uso da terra. 
Na área da saúde, será preciso destinar mais recursos para melhorar atendimento e manutenção de hospitais estaduais, como o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, e o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), além de investimentos nas Santas Casas e hospitais beneficentes da região.
Nesse programa, devemos incentivar ainda a implantação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente, que será constituída pelo agrupamento de municípios, para trazer novos investimentos para o desenvolvimento regional. A discussão sobre esse meu projeto está no plenário da Assembleia Legislativa.
O Pontal do Futuro foi inspirado no programa Vale do Futuro, executado pelo governo do Estado de São Paulo, que está impulsionando ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento social e econômico do Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado. 
As ações a ser desenvolvidas no Pontal serão apenas os primeiros passos para avançarmos no desenvolvimento da nossa região. O importante é implantar o projeto Pontal do Futuro, para que o fluxo de recursos e políticas públicas seja incrementado, impulsionando o desenvolvimento econômico em todos os setores. Vamos trabalhar juntos na implantação deste projeto!


 

Publicidade

Veja também