População reclama do relógio da catedral, que está sem funcionar

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 25/07/2015
Horário 09:16
 

Um dos principais cartões-postais de Presidente Prudente está "parado". O relógio da Catedral de São Sebastião está sem funcionar há algumas semanas e isso tem gerado reclamações por parte das pessoas que transita  pelo centro da cidade. "O relógio é uma referência para todos que passam pelo calçadão ou pela praça. Devido à tradição, mesmo com relógio no pulso ou no celular, acabo procurando o horário na igreja", comenta Cleide Maria da Silva, 47, bancária.

Rafael de Oliveira Nascimento, 23, operador de sala de controle, também acha que o equipamento deve ser arrumado logo. "É um hábito prudentino muito forte. Além disso, é decepcionante ter um relógio tão bonito inativo. É um símbolo para a gente", relata.

Outra transeunte do centro, Eliane Alves, 47, assistente de projetos sociais, concorda com os demais. "Queremos vê-lo em ação. Se está ali, é importante que funcione e continue a fazer parte da história. Eu tenho o hábito de consultá-lo para verificar horário de ônibus", destaca.

O responsável pela catedral, monsenhor José Antônio de Lima, diz que o relógio está funcionando, pois bate o sinal dos horários corretamente. "Os ponteiros que estão parados", conta. O pároco explica que o sistema mecânico de engrenagem do equipamento falhou por conta do desgaste natural do tempo. No entanto, o sistema eletrônico das badalas, que anuncia o horário a cada uma hora, continua.  "O relógio tem mais de 60 anos, natural que apresente defeitos", comenta.

O responsável pela igreja ainda não tem previsão de quando o problema será sanado, porque o serviço ficaria caro e a peça que apresenta defeito não é encontrada facilmente. "O relógio é importado da Inglaterra e sua engrenagem é muito antiga. Quando encontrarmos alguma empresa que faça o trabalho, mandaremos arrumar. Os gastos também deverão ser medidos. Ainda não temos previsão de quando o serviço será feito", completa.

 
Publicidade

Veja também