Por mais História

OPINIÃO - Thiago Granja Belieiro

Data 11/10/2025
Horário 04:30

"Ensinar História na Contemporaneidade", tema geral da 41ª Semana de História da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus de Assis, é parte de um esforço epistêmico e reflexivo que tem sido levado a cabo por centenas de milhares de professores de História e pesquisadores do ensino de História, desde ao menos o final da década de 1980. 
Se, até esse momento, o ensino de História esteve marcado pelos modelos epistêmicos europeus, pelo cerceamento político e ideológico por parte do Estado e por métodos de ensino que privilegiavam a memorização de fatos e datas de forma acrítica, que afastavam o saber histórico escolar da ciência histórica, da Historiografia e da Teoria da História, assiste-se, desde a redemocratização brasileira, a uma inflexão desse cenário, observável por meio da formação e da consolidação do campo de conhecimento em ensino de História nas últimas quatro décadas. 
Nesse período, assistiu-se a um recrudescimento sem paralelo das reflexões e pesquisas em torno do ensino dessa disciplina, com discussões de natureza epistemológica e teórica que rediscutem os saberes escolares em confluência com as discussões historiográficas e teóricas do campo da História. Ao mesmo tempo, a área tem estado atenta e em alerta às dificuldades inerentes advindas do papel que a História tem assumido no debate público contemporâneo por meio de variados usos políticos do passado histórico brasileiro que tencionam o debate a aumentam as inquietações dos professores de História em sala de aula. 
E, ainda, é nesse cenário que se assiste, por um lado, a mais uma onda de ataques ao ensino da disciplina com sensível diminuição de sua carga horária na educação pública, e por outro, uma clara tentativa de cerceamento ideológico e pedagógico com o avanço sem precedentes de plataformas digitais de educação que limitam a atuação autônoma e crítica dos professores de História. 
Por tais razões é que, o Departamento de História, junto com o Departamento de Educação da Unesp de Assis, promoveram essa histórica edição da Semana de História juntamente com o II Encontro do ensino de História da Unesp de Assis e Franca, pois entendemos que a formação do professor de História não prescinde a formação do historiador e do pesquisador, pelo contrário, a formação integral do historiador-professor é a melhor ferramenta disponível para o enfrentamento das questões que envolvem o ensino de História e a pesquisa histórica na contemporaneidade. 
Na sua 41ª edição, a Semana de História de 2025 visa contemplar as dimensões formativas do ensino e da pesquisa em História, de forma integrada, e indissociável, por meio de uma programação de palestras e mesas redondas com renomados pesquisadores do campo de conhecimento em ensino de História, mediante sessões de trabalho que reúnem pesquisadores, docentes e discentes da área de História e por meio de minicursos que promovem o fortalecimento da formação nos campos da Teoria da História e da Historiografia. Esse evento configura-se, desse modo, como mais uma ação voltada à defesa da História Ciência e do ensino escolar da História na educação básica e superior.
 

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