Por que fui eleito?

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 15/12/2020
Horário 04:30

A posse dos políticos eleitos está chegando, e este é o momento de profunda reflexão: Por que fui eleito? Quais são as minhas responsabilidades? Quais promessas assumi? Como cumprirei minha função? No caso dos vereadores, lembrar que os poderes são independentes, mas ninguém governa sozinho, portanto, o prefeito precisa da colaboração do Legislativo. Sem esquecer, no entanto, o dever de exigência legal da “vigilância ao Executivo”.    
Para o prefeito, está claro que a “política antiga de gabinete” já acabou. Prefeitos de muitas regiões ainda praticam a política no molde antigo, que não dá, né leitor? A justiça aponta para a meritocracia – melhor salário para quem melhor desempenha, e indicação de especialistas honestos que dominam as áreas de conhecimento.   
Alguns municípios da região já apresentaram o montante a ser aplicado em 2021, dado que os prudentinos aguardam. Nestes tempos dolorosos da Covid-19, a ênfase deve ser - a Saúde - para os equipamentos hospitalares imprescindíveis. A defesa da saúde e educação sempre deve ser a prioridade máxima de todos os governos. E os 100 primeiros dias da nova administração, leitor, vão nos oferecer, sem dúvida, a visão do que serão os próximos quatro anos. Os prudentinos precisam saber quais serão as obras que serão realizadas a breve, médio em prazo maior e recursos a serem aplicados. A governança de hoje tem que ser participativa, ou seja: “A voz do povo fazendo-se ouvir na condução do município”.
Aos que foram eleitos, este não é o momento de passeios ou viagens pra cima e pra baixo, mas de  realizar a prévia lição de casa. Chega de tantos números decorados, e partir pra eficiência de: “O que o fazer, como fazer e quando fazer”. É importante estar alerta às necessidades básicas dos prudentinos e agir para que possam ser admirados pelas realizações. Para tal, é necessário caprichar já na largada: nos “100 dias iniciais”.
Essa fase é como um projeto de construção da sua casa, porque o município é “a casa grande dos prudentinos”. Lembro agora o que respondi a uma criança de 4 anos quando questionou-me acerca do que o prefeito faz. Respondi: “O prefeito é escolhido para trabalhar por todos como o papai e mamãe trabalham pela família, e a meta maior do papai é ‘construir a casa’ pra você viver bem, feliz e seguro”. Prudente, a casa grande! Que assim seja!
 

Publicidade

Veja também