Por que ter um nicho de atuação?

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 08/08/2020
Horário 06:40

Olá! Começo minha coluna deste sábado com um assunto extremamente importante no marketing digital: definição de nicho. Por que é importante ter um nicho de atuação de mercado? Por que sem isso a sua estratégia de marketing não vai funcionar. Simples assim! É como tentar vender carne para um vegano. É muito improvável ter resultado positivo nesse desafio. Pode vender? Até pode, mas é mais difícil. Listarei três vantagens de ter um nicho de mercado bem definido.

Vantagens de ter um nicho

A primeira vantagem é que ajuda a focar num público específico, com características semelhantes e peculiares. A segunda vantagem é que, ao definir um nicho de atuação, a sua comunicação torna-se muito mais efetiva. Sabe por quê? Os textos, imagens, vídeos, linguagem irão se conectar com as dores, desejos, sonhos e dia a dia do seu público. 
Você irá traduzir em suas postagens o que ele vive e, com isso, o público irá se conectar com você. A terceira e última vantagem que compartilho com vocês, hoje, é a redução da competitividade. Isso porque você fica tão bom naquilo que você faz que não vai ter pra ninguém! Você será destaque no que faz. Os concorrentes terão que correr atrás para conquistar a audiência.  Isso é maravilhoso, não é mesmo?

Use hashtags nos comentarios

Outra dica da coluna de hoje é o uso de hashtags nos comentários dos posts do Instagram. Lembre-se de que o robô do Instagram mostra o conteúdo para mais pessoas quando a publicação tem relevância, ou seja, quando há uma interação com esse post ou quando as pessoas gastam tempo lendo ou visualizando seu vídeo. Por isso, uma maneira de aumentar a relevância é digitar as hashtags nos comentários. Esse comentário conta. Outra ação importante é responder todos os seus comentários. Isso aumenta sensivelmente a relevância. Quando a publicação é bem comentada nos primeiros 20 minutos após a postagem, as chances de ser mostrada para muitas pessoas aumenta e muito!

Dica de ouro!

Peça para as amigas, amigos, familiares ou funcionários comentarem o post assim que você postar. Avise-as num grupo de WhatsApp feito para isso e compartilhe o link de acesso ao post para que interajam rapidamente, ok!  Aproveite e comente meus posts de Instagram para aumentar a minha relevância. Com isso, outras pessoas como você aprenderão marketing e terão mais resultados. O meu Instagram é @mariaferrioficial. Até o próximo sábado!
 

Publicidade

Veja também