Por uma vida eucarística

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 16/07/2023
Horário 05:00

Mensalmente, o papa indica uma intenção de oração para toda igreja. A deste mês é “para que os católicos coloquem no centro da vida a celebração da eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos”. Essa intenção conduz ao centro da vida cristã, que é a Eucaristia. O desejo do papa é ver os cristãos realçando a profundidade e o significado da Eucaristia, celebrada e vivida em comunidade, para que transforme as relações e disponha os fiéis ao encontro com Deus e de uns com os outros.
O sacramento da Eucaristia remete à Última Ceia e ao Lava-pés, quando Jesus diz aos seus discípulos: “dei-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também” (Jo 13, 5). Com o testemunho da sua vida, Jesus convida os seus amigos a viver em atitude de serviço generoso e gratuito. Por isso, o papa Francisco fala da vida eucarística como uma atitude correta diante dos outros, de dar sem receber, com generosidade. A lógica da Eucaristia está no fato de receber Jesus que ama e cura as fragilidades para amar os outros, e os ajudar nas suas fragilidades.
Aqui reside a força do amor da Eucaristia, “força do amor que se faz pequeno para ser acolhido e não temido; força do amor que se parte e se divide para alimentar e dar vida; força do amor que se fragmenta para reunir todos nós em unidade”, lembra o Papa. A Eucaristia transforma em profundidade as relações humanas, dispõe a ir ao encontro de Deus e de quem vive ao lado de cada pessoa. Neste sentido, reza-se para que as comunidades católicas vivam cada vez mais unidas a partir da comunhão do sacramento da Eucaristia, fonte de graça e força para uma vida espiritual mais autêntica.
Resta a nós, católicos, enfrentar e superar desafios, como: participar na Eucaristia (Santa Missa) com renovada devoção, sobretudo no domingo – o Dia do Senhor; escutar a Palavra de Deus, fazendo dela parte essencial da oração pessoal; partilhar a vida, tornando-a presença junto do Pão da Vida; deixar-se transformar, partilhar as fragilidades com Jesus na oração; e abrir-se à missão: colaborar na missão de compaixão de Jesus.
Cada vez que o fiel recebe Jesus – Pão da Vida – na Eucaristia, ele ganha novo sentido às fragilidades, e é lembrado do quão valioso é aos olhos de Deus. Que a participação regular e frequente neste sacramento una mais o comungante ao Senhor levando-o a viver como Ele, imitando-o na sua capacidade de deixar partir e entregar-se aos irmãos, e para responder ao mal com o bem.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

Publicidade

Veja também