Porto seco e terminal intermodal são reivindicações ao aeroporto de Prudente

Ofício entregue por representantes regionais à subsecretária de Parcerias do Estado ainda pleiteia outras necessidades, como a construção de um novo saguão e área de embarque

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 06/02/2021
Horário 08:15
Foto: Cedida
Renato, da UEPP, diz que o ideal seria um aeroporto com terminal intermodal
Renato, da UEPP, diz que o ideal seria um aeroporto com terminal intermodal

Autoridades locais e entidades de Presidente Prudente se reuniram na capital paulista nesta semana com a subsecretária de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo, Tarcila Reis, para debater o processo de concessão do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. De acordo com a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), durante o encontro foi entregue ofício com reivindicações que contemplam as necessidades para a construção de um novo saguão e área de embarque no aeroporto prudentino, o qual também seja preparado para recepcionar um porto seco com serviços na área aduaneira (Receita Federal) e, assim, poder funcionar como um terminal intermodal. 
“Temos um aeroporto hoje que sequer comporta receber na sala de embarque dois voos. Um aeroporto moderno e com maior capacidade é atrativo para mais voos e possibilidades de receber pessoas de todos os locais do país e fora dele, principalmente por agregar muitos negócios em torno das perspectivas acima já mencionadas”, afirmou o presidente da UEPP, Renato Mungo.

Parâmetros de concessão

Ainda conforme Renato Mungo, após ampla exposição sobre a capacidade aeroportuária prudentina e necessidade de maiores investimentos, a subsecretária do governo estadual se comprometeu junto ao seu corpo técnico a rever os parâmetros a serem levados para o investidor privado. “As expectativas são muitas boas e a UEPP continuará a acompanhar o processo”. 
Para Marcos Antônio de Carvalho Lucas, da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), no projeto inicial, a capacidade foi dimensionada para 30 anos com números muito parecidos ao que é hoje. “Talvez seja por isso que eles falam em ampliação, mas temos certeza que com essa revisão dos números, vão entender que é necessário, pelo menos, dobrar o que entendem de capacidade para que possamos falar em uma concessão que proporcione ao nosso aeroporto uma condição de operação com foco em novos voos, pois temos alta demanda comprovada”, pontua.
No encontro, a subsecretária destacou que a audiência pública realizada em maio do ano passado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) foi importante para traçar as metas para a formalização do programa de concessão que envolverá, além do modal prudentino, mais 21 aeroportos regionais da rede estadual à gestão do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Segundo Tarcila, os leilões deverão ser realizados até o final do primeiro semestre de 2021.

Representação regional

Além de Renato Mungo, da UEPP, e de Marcos Lucas, da Aviesp, no encontro também estiveram presentes o prefeito Ed Thomas (PSB) e o vice-presidente da Câmara Municipal, Willian Leite (MDB), e o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

Foto: Arquivo 

em reunião, representantes regionais reivindicam ao Estado melhorias ao aeroporto de presidente prudente
Marcos Lucas, da Aviesp, diz que aeródromo local tem demanda comprovada

Publicidade

Veja também