Português de Aveiros, brasileiro por opção

SINOMAR CALMONA

O médico urologista Lorival de Matos Rodrigues, entrevistado para a revista Domingo

COLUNA - Sinomar

Data 13/11/2020
Horário 05:15
Lorival veio para o Brasil em 1962, com 11 anos de idade, e desde 1985 atua como urologista em Prudente
Lorival veio para o Brasil em 1962, com 11 anos de idade, e desde 1985 atua como urologista em Prudente

Lorival de Matos Rodrigues, 69 anos, nasceu na zona rural do distrito de Aveiros, em Portugal, e veio para o Brasil em 1962, com 11 anos de idade. Veio direto para Presidente Prudente. Aqui fez o chamado “curso de Admissão” com d. Flora - famosa na época -, ginásio no IE (Instituto de Educação) Fernando Costa, o colegial na Escola Estadual Comendador Tannel Abbud (Vila Furquim) e em 1970 foi para São Paulo fazer o “cursinho” durante um ano, até ingressar na Faculdade de Medicina, na Santa Casa. Urologista desde 1985 em Presidente Prudente, concedeu entrevista à revista Domingo - suplemento semanal do jornal O Imparcial - que sai neste dia 15 de novembro.

Superstição

A Sexta-Feira 13 é considerada um dia de azar no Brasil, nos países anglo-saxões e em várias nações europeias. O número 13 era considerado portador de má sorte em várias culturas ocidentais, assim como a sexta-feira. Por isso, quando os dois coincidiam, as pessoas acreditavam que as chances de algo sair errado se multiplicariam. Esta crença popular tem origem nas lendas nórdicas, nos costumes do Império Romano e no cristianismo. 

Sábado

Continua essa semana na Audiotech, a programação do mês do músico. A loja (antiga Sonotec) convida os músicos da cidade e região para os shows do próximo sábado: Daniel Mazini às 9h30, Pai Galo às 10h30 e Grupo Todo Junto às 11h30.

Hotel de projetos

Prorrogadas para 16 de novembro as inscrições para o Hotel de Projetos Inovadores da Fundação Inova Prudente. Projetos (TCC, artigos, monografias ou dissertações) podem ser transformados em negócios para monetizar os esforços acadêmicos.  A Inova Prudente - Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação vai te ajudar a validar as propostas no mercado. E quem orientou o aluno também pode participar, e ainda receber bolsa de R$ 800 se o projeto que recomendar for aprovado. Um justo incentivo à germinação de ideias, desenvolvimento de produtos e validação de solução inovadoras. Acesse: https://www.inovaprudente.com.br/hotel.

Rapidinhas

..,
A pandemia não acabou: O Imparcial continua informando, trazendo a realidade diariamente, sem esconder nada, mas sem sensacionalismo!
...
Roberto Gurgel, delegado federal aposentado, deve ser o sucessor de Jorge Guazzi, na presidência da Associação de Apoio ao Portador de Câncer. Eleição em dezembro.
...
Estimativa de um analista político local: próximo prefeito de Presidente Prudente terá cerca de 20 mil votos.
...
Maestro Bratifish, associado do Rotary Nascente, é professor e maestro voluntário do Projeto de Musicalização Infantil do Jardim Morada do Sol.
...
Prudente parece que está redescobrindo o paraíso que temos aqui tão pertinho. Cada vez mais, o destino dos prudentinos nos finais de semana é Presidente Epitácio!
...
Voluntárias do HRCPP convidam para o Brechó Beneficente de hoje e sábado, das 9h às 17h, na Rua 21 de Setembro, 566, Jardim Everest (próximo ao Bar do Pisca).
...
Ponto final: Não espere a luz aparecer no fim do túnel, caminhe até lá e acenda você mesmo.

Publicidade

Veja também