Nos últimos tempos, tenho notado o quanto as pessoas estão buscando uma fórmula para se posicionar no digital, como se existisse um passo a passo milimetricamente calculado para, enfim, ter um posicionamento claro. Arquétipos, simbologia, narrativas, temperamentos humanos e até status tornaram-se armas para construir uma imagem.
Embora alguns “gurus” que aparecem do dia para a noite, com seus milhões de seguidores, promovam a ideia de que é exatamente assim que você irá se posicionar e atrair milhares de clientes, eu prefiro aderir aos ensinamentos dos grandes profissionais de marketing, que seguem uma linha totalmente oposta a essas fórmulas prontas.
O posicionamento não surgiu com o digital. Ele sempre existiu, está inerente em cada pessoa e em cada marca desde que o mundo é mundo. O digital, na verdade, apenas ampliou e destacou ainda mais a importância dessa definição, tanto para as marcas quanto para os profissionais de qualquer área.
Afinal, o que seria posicionamento digital? Sendo muito clara: é entender quem você é e como quer ser lembrada. Isso vale para cada uma de nós, mas também para as marcas. O conceito é o mesmo.
É importante pontuar também que existe apenas um posicionamento, que engloba tanto o offline quanto o digital. Se estão desalinhados, se não falam a mesma língua, há ali um ruído que precisa ser resolvido.
Trazendo esse conceito para os profissionais e deixando as marcas um pouco de lado, precisamos compreender que, quanto mais você sabe quem é, quais são seus valores, o que realmente quer vender, para quem e por quais motivos, mais próximo estará de enxergar com clareza qual é o seu posicionamento. A partir daí, basta apenas uma pitada de criatividade para tangibilizar tudo isso.
Vivemos a era das multifunções misturadas e simultâneas. Se antes, no trabalho, nos dedicávamos exclusivamente a ele, hoje trabalhamos, tomamos café com um cliente, marcamos a consulta do pediatra e, às vezes, fazemos tudo isso dentro da própria casa. Não existem mais “caixinhas” separadas para cada versão de nós mesmos. Por isso, assim como na vida, o posicionamento também não se divide entre pessoal, profissional e digital. É tudo junto e precisa de coerência.
Justamente por isso que tanta gente se sente cansada do digital. Não apenas pelo excesso de informação, mas porque estão tentando sustentar um personagem que não corresponde ao que vivem fora da tela. Estão tentando, principalmente, aplicar estratégias rasas e infundadas que surgem a todo momento na internet.
Posicionar-se é definir como quer se relacionar, na vida e nos negócios. Simples assim.