Potenciais focos geram queixas

“Não tem como não acumular, pois trocamos pneus a todo o momento. Mas não descuidamos deles, estamos sempre atentos aos possíveis focos do mosquito"

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 19/02/2016
Horário 12:26
Distantes cerca de 200 metros, uma borracharia e o pátio municipal de recolhimento de veículos se tornaram alvos das denúncias de moradores de Presidente Prudente. Ambos localizados na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Jardim Novo Bongiovani, os locais apresentam potenciais reservatórios de água, que podem facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

De propriedade particular, o estabelecimento citado na denúncia de um leitor deste diário apresenta diversos pneus, acondicionados ao ar livre, sem qualquer espécie de cobertura. No local, a reportagem constatou o acúmulo de água em alguns deles, situação que pode colaborar com a necessidade das fêmeas do mosquito, que precisam de locais assim para colocar seus ovos.

Jornal O Imparcial Borracharia reúne diversos pneus acondicionados a céu aberto

Conforme a proprietária da borracharia, Noemi Rodrigues Santos, o acúmulo de pneus na área é "inevitável", uma vez que o local efetua diversas trocas do objeto todos os dias. Ainda de acordo com ela, os pneus estão acondicionados a céu aberto em razão da ausência de um barracão maior no local. Ainda assim, a proprietária garante que fiscaliza os pneus diariamente e os encaminha quinzenalmente ao Ecoponto do município

"Não tem como não acumular, pois trocamos pneus a todo o momento. Mas não descuidamos deles, estamos sempre atentos aos possíveis focos do mosquito", assegura a Noemi. Segundo a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a borracharia faz parte dos pontos estratégicos e é visitada a cada 15 dias por agentes do órgão. Situação confirmada pela proprietária. "Os agentes já estiveram aqui diversas vezes e nunca encontraram nada", garante.

Pátio municipal


Um pouco à frente, na mesma avenida, o pátio de recolhimento de veículos da Prefeitura também chama atenção pela potencialidade no acúmulo de água. Com 1,7 mil veículos, muitos deles batidos, amassados e com as portas e janelas abertas, o local representa um ambiente perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), responsável pelo pátio, no dia 5 deste mês foi realizada uma reunião para tratar exatamente sobre os riscos que o local representa. Segundo o secretário Oswaldo de Oliveira Bosquet, o encontro culminou em um arrastão, que não teria confirmado nenhum foco do mosquito nas dependências do pátio.

Ainda que, conforme Bosquet, "existam alguns lugares com acúmulo de água, afinal tem veículos há quase 20 anos no local". Sendo assim, o secretário afirma que os agentes da VEM visitarão a área a cada 15 dias e, durante esse intervalo, os próprios funcionários farão a fiscalização nos veículos. "Com relação aos carros abertos, iremos lacrar as portas, para evitar que a água acumule dentro. Além disso, vamos fazer furos nos veículos amassados, para evitar o acúmulo de água nessas áreas. Nossos funcionários estão sendo treinados e aconselhados a fazer o acompanhamento do local", confirma o secretário.

Mutirão


Além de fazer sua parte por meio de denúncias e reclamações, a população também pode ajudar a combater o mosquito por meio dos mutirões, que se multiplicam pela cidade. Um deles é o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, chamado Zika Zero, organizado pelo MEC (Ministério da Educação). Em Prudente, a ação terá início hoje, a partir das 9h, na Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy (Navio).

Encabeçada pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação), a programação inclui a entrega de material informativo aos profissionais da escola bem como aos alunos e pais, com o objetivo de sensibilizar a todos, para que efetivem uma varredura em todo entorno de suas casas para a eliminação de criadouros. Em paralelo, em todas as escolas serão desenvolvidas atividades pelos professores, com conteúdos e atividades a serem trabalhadas pelos alunos, respeitando a faixa etária e as diferenças individuais. Conforme informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), as ações internas nas unidades escolares serão desenvolvidas durante todo ano letivo.

Com a mesma visão, o Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti - Lar dos Meninos, realiza hoje, às 9h e às 14h, uma mobilização contra o mosquito. A atividade será desenvolvida nas dependências do próprio lar, com a participação de funcionários, alunos e familiares. Conforme a direção, será feita panfletagem entre os funcionários e familiares, além do recolhimento dos possíveis focos.
Publicidade

Veja também