Poupatempo orienta cidadãos a baixarem Carteira de Trabalho Digital

Solicitações podem ser feitas de forma online para ajudar aqueles que retornam ao mercado de trabalho

Geral - DA REDAÇÃO

Data 11/10/2021
Horário 12:57
Foto: Ministério da Economia
Carteira de Trabalho Digital é um dos documentos fundamentais para quem vai começar a trabalhar
Carteira de Trabalho Digital é um dos documentos fundamentais para quem vai começar a trabalhar

Com o avanço da retomada econômica em todo o Estado e o surgimento de novas oportunidades de trabalho, o Poupatempo orienta quem pretende voltar ao mercado a utilizar os canais do programa - portal poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital.

Sem a necessidade de sair de casa, com conforto e segurança, os interessados podem aproveitar as facilidades do atendimento eletrônico para resolver pendências e ter acesso a serviços, como emissão da Carteira de Trabalho Digital, busca de vagas e cadastramento de currículo no Sine (Sistema Nacional de Emprego), inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sigla obrigatória no documento de quem presta serviço de transporte, e até mesmo solicitação de seguro-desemprego. 

“Desde o início da pandemia no país, a Prodesp [Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo] não mediu esforços e antecipou a ampliação da oferta dos serviços digitais. Hoje, mais de 150 opções estão disponíveis aos cidadãos pelo portal e aplicativo. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais e a mais de 240 em 2022”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp, que administra o Poupatempo.

Um dos documentos fundamentais para quem vai começar a trabalhar é a Carteira de Trabalho Digital. Para acessá-la pelos canais do Poupatempo, basta entrar no site ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital, clicar na opção “Serviços”, em seguida “Trabalho, Emprego e Previdência”, escolher “Carteira de Trabalho” e seguir os passos para conclusão do atendimento nos canais do governo federal – site gov.br ou app Carteira de Trabalho Digital.

A busca pelo cadastro de emprego também pode ser realizada pelas plataformas digitais. Caso o usuário tenha alguma dificuldade, ele pode entrar em contato com o Fale Conosco, disponível no app e portal do Poupatempo.

O atendimento nos canais do Poupatempo é simples, rápido, seguro e intuitivo. Ainda assim, pensando em quem tem dúvidas sobre como proceder, o portal oferece cartilhas orientativas e vídeos tutoriais, com o passo a passo de como acessar os principais serviços online. Os vídeos também estão disponíveis no canal do programa no Youtube – youtube.com/poupatempos.

Publicidade

Veja também