Poupatempo presta 2,2 mil atendimentos por dia

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 28/12/2016
Horário 08:51


Em 2016, 549.782 atendimentos foram prestados pelo Poupatempo de Presidente Prudente, uma média diária de 2.262 serviços. De dezembro de 2010, quando foi criado, até este ano, o posto acumula um total de 2.892.732 atendimentos e teleatendimentos. E este número tende a crescer, tendo em vista a oferta de novos serviços disponibilizados no local. Um exemplo é que, desde o dia 6, a unidade passou a utilizar o sistema de coleta biométrica, tecnologia que elimina a necessidade de o usuário levar a foto 3x4 para fazer a Carteira de Identidade, pois tanto a assinatura, quanto as impressões digitais, que agora não sujam mais os dedos de tinta, e a foto do documento, passam a ser totalmente digitalizadas, sem qualquer custo adicional ao cidadão. Sendo assim, a capital do oeste paulista figura entre 68 unidades do Estado que já contam com o serviço.

Jornal O Imparcial Coleta biométrica é novo serviço oferecido pelo Poupatempo

A Assessoria de Imprensa do Poupatempo informa que, outro benefício do sistema é possibilitar, no futuro, a realização de serviços por meio de autenticação digital do cidadão, facilitando ainda mais a emissão de documentos, trabalhos que estão em estudo de desenvolvimento no Poupatempo. A coleta biométrica colabora ainda no aspecto de segurança dos documentos, evitando fraudes.

 

Mais procurados


O serviço mais procurado pelos cidadãos nas unidades do Poupatempo, em 2016, foi a emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade, destaca a assessoria. Em seguida, aparecem os licenciamentos de veículos, as CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e, por fim, a emissão de Carteira de Trabalho.

O Poupatempo é um programa do governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou 525 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 72 unidades, instaladas em todas as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o "melhor serviço público de São Paulo" pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o programa ainda obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a "melhor indústria digital do Brasil", no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

 
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