Povo de Deus: oração e fé

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 19/11/2023
Horário 04:10

A principal oração do povo de Deus é a Celebração Eucarística, a Santa Missa. Esse mistério é celebrado na Igreja, do tempo dos apóstolos até hoje e assim será até a “consumação dos tempos”. “A celebração da missa, como ação de Cristo e do povo de Deus hierarquicamente ordenado, é o centro de toda a vida cristã tanto para a Igreja universal como local e também para cada um dos fiéis. Nela se encontra tanto o ápice da ação pela qual Deus santifica o mundo em Cristo, como o do culto que os homens oferecem ao Pai, adorando-o pelo Cristo, Filho de Deus, no Espírito Santo. […] É por isso de máxima conveniência dispor a celebração da Missa ou Ceia do Senhor de tal forma que os ministros sagrados e os fiéis, participando cada um conforme sua condição, recebam mais plenamente seus frutos que o Cristo Senhor quis prodigalizar ao instituir o sacrifício eucarístico de seu Corpo e Sangue, confiando-o à sua dileta esposa, a Igreja, como memorial de sua paixão e ressurreição.” [...] Necessariamente, há de se compreender que há uma relação profunda entre oração e fé, de parte do sacerdote e dos fiéis.  Uma conhecida e sábia expressão ensina essa verdade de forma resumida: “Lex orand, lex credendi. A frase completa: Lex orandi statuat legem credendi. Traduzindo: A norma da oração estabeleça a norma da fé. A Igreja crê o que ela reza. Por outro lado, a Igreja celebra ou reza o que ela crê.” A esse respeito, ensina o Catecismo da Igreja Católica, n. 1124: “A fé da Igreja é anterior à fé do fiel, que é convidado a aderir a ela. Quando a Igreja celebra os sacramentos, confessa a fé recebida dos apóstolos. […] A lei da oração é a lei da fé, ou seja: a Igreja traduz na sua profissão de fé aquilo que expressa na sua oração. A liturgia é um elemento constitutivo da santa e viva Tradição.” Que o uso do Missal Romano, na “Mesa da Eucaristia”, e dos Livros Litúrgicos, na “Mesa da Palavra”, favoreça uma participação fervorosa dos fiéis católicos, fortalecendo, assim, sua vida de oração e testemunhando sua fé, comunitariamente.  (Fonte: Dom Genival Saraiva, Bispo emérito de Palmares (PE).

MINI SERMÃO:
33º Domingo do Tempo Comum (Mt 25,14-30)

Dois receberam e fizeram frutificar. Um recebeu e não fez nada. Não seja um cristão medíocre. Cristão é alguém criativo. Mais do que talentos, o Senhor nos concedeu a vida como incalculável dom. Ela não pode ser desperdiçada, ignorada ou sepultada. Vive-se apenas uma vez. Muitos enterram a vida no medo de arriscar, ao invés de compartilhá-la. Cuidado: o medo de arriscar, nos leva a perder o que acabamos de conquistar. Todos haveremos de prestar contas a Deus do dom de nossa vida. Que escutemos do Senhor: "servo bom e fiel, vem participar da minha alegria!". Cristão deve arriscar. Quem optar por não correr risco, perderá o Reino. Arrisque amar! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Esta parábola anima-nos a não esconder a nossa fé nem a nossa pertença a Cristo, a não enterrar a Palavra do Evangelho, mas a fazê-la circular na nossa vida, nos relacionamentos, nas situações concretas, como uma força que põe em crise, que purifica e renova. Assim também o perdão, que o Senhor nos oferece especialmente no Sacramento da Reconciliação: não o conservemos fechado em nós mesmos, mas permitamos que ele transmita a sua força, que faça ruir aqueles muros elevados pelo nosso egoísmo, que nos leve a dar o primeiro passo nos relacionamentos bloqueados e retomar o diálogo onde já não há comunicação... E assim por diante. Devemos fazer com que estes talentos, estes presentes, estes dons que o Senhor nos concedeu cheguem aos outros, cresçam e dêem fruto através do nosso testemunho. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2014).

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @rafaelmcampos.pe
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também