PP e Venceslau competem nos Jogos Escolares

Nadadora Larissa Codogno Meneguesso e o time feminino venceslauense de basquete representam São Paulo na etapa nacional

Esportes - Jean Ramalho

Data 04/09/2013
Horário 08:42
 

Selecionados durante as etapas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), que foram realizadas de maio a agosto deste ano em diversas cidades do interior, além da capital, dez atletas da região de Presidente Prudente vestem as cores de São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude Mirim (12 a 14 anos), que ocorrem entre amanhã e 14 deste mês, em Natal, no Rio Grande do Norte. São eles: a nadadora Larissa Codogno Meneguesso, que defende o Colégio Apogeu/Semepp, e nove jogadoras da equipe feminina de basquete de Presidente Venceslau, Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert, que na oportunidade representa o Colégio Ideal Uniesp.

Jornal O Imparcial Larissa Codogno Meneguesso, de PP, defende a seleção paulista

Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e as Organizações Globo, a competição reunirá cerca de 4,3 mil alunos-atletas, de instituições de ensino públicas e privadas de 26 Estados do Brasil, além do Distrito Federal. As disputas envolverão 13 modalidades na categoria mirim (12 e 14 anos), que serão divididas em duas etapas. Na primeira, que começa amanhã e vai até a próxima segunda-feira, o evento terá em ação atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. A segunda fase começa em 9 deste mês e segue até do dia 14, com as modalidades do basquete, futsal, handebol e vôlei.

Medalhista de prata nos 400 metros livre e de bronze pelos 100 m borboleta durante a seletiva estadual de natação, que ocorreu em 6 de agosto, no Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo, Larissa Codogno Meneguesso, de 14 anos, será a única representante da capital da Alta Sorocabana nos Jogos. A prudentina embarca rumo a Natal na manhã de hoje e cai na água apenas na sexta-feira pelos 400 m livre. No domingo, Meneguesso encara ainda as disputas dos 100 m borboleta.

A nadadora fez seu último treinamento antes da competição nacional na tarde de ontem, na piscina da Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea), sob o comando do técnico Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, da equipe Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho.

A atleta está feliz com a chance e afirma se sentir vitoriosa por representar seu Estado neste, que é considerado pelo próprio COB, como o maior evento estudantil esportivo do País. "É uma oportunidade importante, já me sinto vitoriosa por chegar aonde cheguei. Isso é fruto do trabalho e da dedicação diária aos treinamentos. Mesmo se não alcançar o pódio, a experiência vai valer a pena", ressalta a nadadora.

 

Pelotão venceslauense


Com a técnica Christi Ane Hammerschmidt no comando da equipe, o Colégio Ideal Uniesp viaja para a capital do Rio Grande do Norte apenas na segunda-feira. O elenco venceslauense irá composto por nove atletas, com idade entre 12 e 14 anos, dentre as quais, Hammerschmidt destaca três, que considera a base do time. Trata-se das armadoras Clarissa Carneiro, de 14 anos, e Ana Beatriz, de 13 anos, assim como da pivô Emily, de 13 anos, que atuam pelo grupo sub-15 da Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert, que ocupa a terceira posição do Paulista com 26 pontos.

Para chegar até aqui, a equipe venceslauense teve que passar por duas etapas. A primeira ocorreu entre 12 e 16 de agosto, em Lindóia (SP). Na ocasião, o Colégio Ideal Uniesp passou por quatro adversários das escolas particulares e se classificou para a final estadual. A decisão foi disputada em 18 do mesmo mês, em Jales, ante a Escola Estadual Maria Benedita Baida, de São Manuel, e terminou em 89 a 13 para o time da região.

Conforme a técnica, o caminho percorrido por seu time até aqui foi difícil e exigiu muito suor de suas atletas, portanto, nenhum outro resultado, que não seja o título, é cogitado pelos lados de Venceslau. "Primeiro que é uma honra para gente chegar nessa condição de ser campeão e representar São Paulo. A caminhada foi longa, complicada, sofremos para chegar até aqui, mas se chegamos vamos até o fim e agora nosso objetivo principal é o título brasileiro", conclui Hammerschmidt.

Publicidade

Veja também