PP realiza pesquisa de demanda do turismo

Ação será primeiro passo para a elaboração do diagnóstico do setor econômico e elaboração das diretrizes do plano diretor

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 24/03/2017
Horário 11:05


Uma pesquisa de demanda será a primeira ação realizada pelo grupo responsável pela execução e elaboração do Plano Diretor de Turismo de Presidente Prudente. O município anunciou ontem que firmou parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que dará suporte técnico e capacitará os representantes da sociedade e desse setor econômico, escolhidos para elaborar o documento.

O município já realizou um inventário turístico da cidade, discriminando os principais pontos que atraem turistas na cidade e identificando os número de estabelecimentos deste segmento econômico, como restaurantes, hotéis e outros. Agora, o próximo passo é a realização do "censo" para definir o perfil do turista na cidade (sexo, idade, preferências, teto de gastos, etc), as principais demandas e, a partir disso, fazer um diagnóstico para elaborar as diretrizes de ações a serem realizadas pelo poder público, que constarão no plano diretor.

Jornal O Imparcial
Turismo comercial é um dos "pontos fortes" de Prudente, de acordo com a Setur

Finalizado, o documento será apresentado à Secretaria de Estado do Turismo e, se aprovado, o município passa a receber verbas estaduais a serem aplicadas no segmento, podendo ainda alcançar o status de Município de Interesse Turístico.

Gustavo Oliveira, diretor da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), esclarece que as pessoas designadas pelo Executivo para executar o projeto, e qualificadas pelo Senac, serão em boa parte membros do Contur (Conselho Municipal de Turismo) e representantes do setor. Ele revela que hoje, a principal força de Prudente no segmento se encontra no turismo de negócios, comercial e hospitalar. "Muitos empresários se estabelecem na cidade para realizar suas tratativas, moradores da região e de outros locais vêm até aqui para adquirir bens e há ainda um fluxo de pessoas que buscam na cidade serviços de saúde particulares e públicos", declara.

O plano diretor deve funcionar como um planejamento estratégico para as ações da Prefeitura, visando o estímulo desse segmento, tornando-o mais representativo na economia local. "A pesquisa de demanda identificará de onde vem a pessoa que visita a cidade, o objetivo ao vir para cá, sua idade média, sexo, faixa de gastos, entre outras informações relevantes", expõe Gustavo.

Todo esse trabalho exigiria a contratação de uma empresa de consultoria para a realização, o que teria um alto custo para a administração. "No entanto, o município conseguiu esse apoio com o Senac, que possui o know-how necessário para a capacitação das pessoas que vão elaborar e executar esse trabalho", afirma o diretor da Setur.

 

Dados do setor

O Inventário Turístico de Presidente Prudente foi elaborado em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rosana, considerando apenas os estabelecimentos prudentinos que se localizam em regiões mais visitadas ou com já comprovada importância para o setor. Segundo o documento, o município possui hoje 25 hotéis, 160 restaurantes, 11 atrativos turísticos – como o Parque do Povo, o Balneário da Amizade, os shoppings centers - e cinco hospitais, que atraem os visitantes à capital da Alta Sorocabana.

 
Publicidade

Veja também