PP sedia 1º encontro de SP para discutir “Infraestrutura da Qualidade e Indústria mais Competitiva”

Ipem, Sebrae, Ciesp e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico querem ouvir empresários para cocriação de soluções inovadoras

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 06/10/2025
Horário 17:10
Foto: Taís Borges/Ipem-SP
Marcos Heleno visitou um dos quatro postos da cidade que têm bombas de combustíveis antifraudes
Marcos Heleno visitou um dos quatro postos da cidade que têm bombas de combustíveis antifraudes

Presidente Prudente sedia nesta terça-feira o primeiro encontro do Estado, entre os setores público e produtivo, intitulado “Infraestrutura da Qualidade e Indústria mais Competitiva”. O evento, que ocorre das 18h às 20h30, quer reunir empresários do oeste paulista para justamente discutir como a infraestrutura da qualidade contribui para a competitividade das indústrias e das empresas, para a segurança dos consumidores e para a confiança do mercado. A participação é gratuita e aberta ao público, que pode se inscrever através do link: https://whatsa.me/551832221488/?t=Quero%20confirmar%20minha%20presen%C3%A7a%20no%20pr%C3%B3ximo%20evento,%20dia%C2%A07/10%C2%A0-%C2%A018h00.

Resultado de uma parceria entre o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de SP), com a participação do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do escritório regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, o evento, que ocorrerá na sede do Ciesp, em Prudente, também busca levar aos empresários informações sobre a atuação do Ipem-SP, não somente como órgão de fiscalização, mas de educação, como em seu papel mais tradicional, de verificação de instrumentos, por exemplo.

“O governo entende que você trabalhar só a fiscalização, sem associar medidas educativas, isso não gera efeito. Porque, como você não consegue fiscalizar tudo, você acaba gerando no fiscalizado uma sensação de injustiça. E nós percebemos também que há muita desinformação, muitas empresas acabam fazendo alguma coisa irregular, não porque quer fazer, mas porque não sabe, porque não conhece um regulamento, uma atualização. Então, a grande ideia é de aproximar o Ipem-SP mais das empresas e facilitar que elas cumpram as regras. O nosso objetivo é, principalmente, que elas cumpram as regras”, frisa o presidente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que visitou a sede de O Imparcial, nesta segunda-feira, acompanhado da gestora da Regional do Ipem-SP, em Prudente, que atende 58 municípios, Claudia Kuroiva.

“Não é simplesmente aplicar um regulamento e ficar distribuindo multas, como muitas vezes se faz. E aí, nesse contexto, o diálogo com o setor produtivo é fundamental. Então, nós estamos fazendo uma rodada de conversa para tentar entender melhor e construir junto com as empresas quais as suas necessidades para que as coisas realmente avancem”, promove o chefe do Ipem-SP, que espera colher sugestões e soluções inovadoras do encontro que possam ser aplicadas em curto e médio prazos.

Arranjo produtivo local
Com característica única no território paulista, de região sem uma vocação específica, ou seja, com uma indústria “muito diversificada”, o oeste paulista ainda receberá atenção especial dos parceiros do evento em relação aos arranjos produtivos locais. “Prudente tem mais dificuldade de encontrar qual seria o arranjo, porque aqui você tem a parte do agro, tem a parte de som, tem vários setores diferentes que acabam tendo uma posição relevante. Então, não tem exatamente uma vocação originária. E talvez essa seja a maior dificuldade da região”, ressalta Marcos Heleno.

“Então, eu também estou com essa missão paralela de identificar os anseios que o setor produtivo tem aqui e, de repente, desenhar junto lá com a secretaria alguma opção para uma região como de Prudente, que tem tanta diversidade dentro da sua produção industrial”, revela o presidente Ipem-SP, sobre a pretensão do órgão de atuar também em medidas que possam ajudar a região na busca por investimentos.

Novas tecnologias
Ainda, em Prudente, Marcos Heleno visitou na tarde desta segunda-feira, no Jardim Cambui, um dos quatro postos da cidade que têm bombas medidoras de combustíveis antifraudes, consideradas mais seguras no abastecimento. Os novos equipamentos utilizam criptografia e assinatura digital para impedir o “golpe da bomba baixa”, por exemplo, no qual um chip eletrônico aumenta o valor exibido sem entregar o produto correspondente. Assim, garantem que o consumidor pague exatamente pela quantidade de combustível que foi entregue, aumentando a confiança no estabelecimento. 

Taís Borges/Ipem-SP
Presidente do Ipem-SP e gestora regional, Marcos Heleno e Claudia Kuroiva, visitaram o O Imparcial
 

Publicidade

Veja também