PP sediará estação radar de controle do espaço aéreo orçada em R$67 milhões

Concessão de uso de área de 2.500,49 metros quadrados pela Prefeitura ao Comando da Aeronáutica, pelo prazo de 30 anos, foi aprovada pela Casa de Leis prudentina

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 28/03/2024
Horário 15:55
Foto: Base Industrial de Defesa e Segurança
Estação radar aumentará capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou atividades ilícitas
Estação radar aumentará capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou atividades ilícitas

A Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo) da Força Aérea Brasileira firmou contrato com a Omnisys, empresa brasileira de defesa, integrante da Bids (Base Industrial de Defesa e Segurança), para implantação de uma Estação Radar de Vigilância e Controle do Espaço Aéreo em Presidente Prudente. Publicação do DOU (Diário Oficial da União) revela acordo firmado entre as partes, para tal finalidade, no valor de R$67.118.060,10, com vigência de dezembro do ano passado até abril de 2026. A concessão de direito real de uso de uma área de 2.500,49 metros quadrados pela Prefeitura Municipal ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) do Comando da Aeronáutica, pelo prazo de 30 anos, já tinha sido aprovada pela Casa de Leis prudentina, em primeira e segunda discussões, em novembro no ano passado.
Localizada no Bairro Aeroporto, a área poderá ter concessão ao Decea prorrogada por mais 30 anos, conforme o Projeto de Lei Complementar 00044/18, de autoria do Executivo. No espaço, serão instalados, segundo o portal eletrônico da Bids, os radares LP23SST-NG e RSM970S-NG, que integrarão a estação. Estes são certificados pelo Ministério da Defesa como PED (Produto Estratégico de Defesa) e serão fabricados em São Bernardo do Campo, na sede da Omnisys, subsidiária do Grupo Thales no Brasil. “A Estação Radar de Presidente Prudente aumentará significativamente a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou atividades ilícitas, desempenhando um papel decisivo no sucesso das operações de vigilância do espaço aéreo nas regiões sul e centro-oeste do país”, destaca a publicação. 
Similar à estação Radar de Corumbá (MS), inaugurada em 2020, a nova instalação em Prudente, por sua vez, será pioneira ao integrar os radares primário LP23SST-NG e secundário RSM970S-NG, ambos fabricados pela Omnisys. “Estes radares fazem parte da mais recente geração de equipamentos de longo alcance da empresa, destacando-se pela capacidade excepcional de detectar tanto aeronaves cooperativas quanto não cooperativas”, frisa a Bids.
Com capacidade de fornecer dados de altimetria e detecção de alvos lentos e rápidos, os sistemas da nova estação garantem a identificação precisa das aeronaves em voo, aliada às funções de proteção eletrônica que possibilitam uma detecção precisa mesmo sob interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não, aponta a divulgação. “Um ponto de destaque é a provisão para a implantação futura do sistema IFF (do inglês Identification, Friend or Foe) em seu radar secundário, operando no modo seguro nacional”, complementa. 

Experiência acumulada
“A Omnisys acumula a experiência de produção e entrega de mais de 130 radares para controle e gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil, sendo a maior fornecedora de radares para o Sisceab [Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro]”, declara a empresa, em nota de divulgação. Frisa que sua produção local não apenas reforça seu compromisso com a inovação, mas também destaca a expertise brasileira em tecnologia aeroespacial. “O relacionamento de longo prazo com o Decea é um ponto de destaque, refletindo a confiança depositada em nossos sistemas para fortalecer a vigilância aérea e a segurança nacional. Estamos comprometidos em continuar aprimorando e inovando para enfrentar os desafios presentes e futuros, reforçando nosso compromisso com o país”, promove o CEO Omnisys, Rodrigo Modugno.
 

Publicidade

Veja também