Praça do turismo: Ponto de referência em Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 22/09/2020
Horário 05:19
Cedida - Obras da Praça da Alimentação
Cedida - Obras da Praça da Alimentação

Dentro do projeto de bem acolher a todos os turistas que visitarem a cidade, as autoridades de Santo Expedito priorizaram a praça central como ponto de referência para encontro de todos. Quiosques de alimentação com todos os rigores de higiene para preservação da saúde pública foram construídos, como da mesma forma a Casa do Turista também está na proximidade, para melhor dar apoio aos visitantes. A praça municipal está na área central da cidade, em frente ao Paço Municipal. O Santuário Diocesano de Santo Expedito também se localiza em seu entorno.

Alimentação

Como os quiosques foram edificados na Praça Central, para poder abrigar e dar conforto aos que forem usá-los, já está em construção a Praça da Alimentação no mesmo local. Será uma grande área coberta a exemplo de outros grandes centros que visa propiciar segurança e mais conforto aos turistas. Acomodações serão oferecidas a todos os turistas para que se sintam bem confortáveis com o espaço, que servirá como descanso aos visitantes ou para um lanche ou uma refeição. A obra está em andamento e a previsão de sua conclusão obedecerá ao projeto, visto que na pandemia os serviços não pararam.

MIT

Da região oeste do Estado de São Paulo, Santo Expedito é o único Município de Interesse Turístico classificado como religioso. Segundo as autoridades municipais, todos os recursos destinados ao turismo, dentro do MIT, são aplicados com todo rigor, pois os mesmos são repassados para melhorar todas as estruturas do município para abrigar os turistas. Tudo o que se aplica é programado junto aos responsáveis, pois os administradores municipais admitem que a transparência pelas ações e o respeito ao dinheiro público é fundamental, para mostrar credibilidade aos turistas.

Oração

A pedido de leitores e devotos de Santo Expedito, publicamos a mais tradicional oração a Santo Expedito que é feita da seguinte forma: "Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito. Vós que sois um santo guerreiro, vós que sois o santo dos aflitos, vós que sois o santo dos desesperados, vós que sois o santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido, meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade, meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Amém".

Campanha do M²

Para a continuidade das obras que abrigarão o Santuário de Santo Expedito, foi instituída a Campanha do Metro Quadrado. Trata-se de uma doação que é feita e registrada por definitivo, pois estará representada por um azulejo afixado permanentemente na Gruta do Santuário com o nome do doador. Receberá também um “tijolinho oito furos” como representação material daquela doação. Os interessados podem fazer a sua inscrição mesmo sem a necessidade de estar presente, na secretaria paroquial. Basta entrar em contrato pelo telefone (18) 3267-1177.

Missas

Além das missas de finais de semanas, quando sempre estão presentes fiéis de outras comunidades, são celebradas missas durante a semana para atender a todos. Segundo o padre Umberto, essas missas são celebradas às 19h30, mas seguindo sempre os protocolos da saúde, a fim de se evitar o contágio da Covid-19.

Presença

Em todas as celebrações há sempre presença de turistas que, segundo padre Umberto, chegam para agradecer graças alcançadas por intercessão de Santo Expedito. Quase sempre os fiéis procuram aquela autoridade religiosa para relatarem o ocorrido e mostrar a alegria da obtenção dessas graças.

Casa própria

Na semana passada, essa coluna recebeu um e-mail de um casal de Presidente Prudente, satisfeito, pois acredita na intercessão de Santo Expedito, quando conseguiu, após viver em aluguel, a casa própria.

Publicidade

Veja também