Práticas diárias podem contribuir para saúde mental na pandemia

Exercícios de respiração, alimentação saudável, atividade física e prática de automassagem e meditação são algumas das recomendações

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/04/2021
Horário 15:34
Foto: Freepik
Práticas de automassagem e meditação são indicadas por docente do Senac
Práticas de automassagem e meditação são indicadas por docente do Senac

O Brasil está há mais de um ano vivendo em uma realidade totalmente transformada por conta das restrições impostas pela pandemia causada pelo coronavírus. E além de todos os impactos visíveis da doença, ainda é preciso ficar atento para o que vem sendo chamado de efeito silencioso da Covid-19, que são os problemas de saúde mental gerados por esse momento.

Diante de todas essas pressões, pequenas ações diárias, feitas em casa mesmo, podem fazer a diferença para manter a saúde do corpo e da mente em dia, como afirma Ana Cristina Costa Scudelari, docente da área de saúde e bem-estar do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente.

Um passo importante é, segundo ela, nomear as emoções. “Quando identificamos as emoções mais presentes, podemos administrar melhor as causas desses sentimentos sem trazer consequências ao nosso corpo”, explica.

Para garantir o cuidado com o corpo e a mente diante dessa realidade, Ana Cristina sugere cinco práticas diárias que fazem toda a diferença na qualidade de vida. "Autopercepção [respiração], descobrir seus pontos fortes [talentos], alimentação saudável, atividade física e prática de automassagem e meditação”, lista.

A respiração, por si só, quando bem trabalhada, traz inúmeros benefícios para o corpo. “E potencializa esses benefícios para a nossa mente, trazendo melhor fluxo de energia vital, calma e qualidade do sono e proporcionando bem-estar”, acrescenta a docente.

A prática é bastante simples e deve envolver o diafragma. Para saber se está sendo feita da maneira correta, a sugestão é inspirar pelo nariz, sentir o ar chegar aos pulmões e perceber o abdome se movimentar.

“Sente-se de forma confortável e com a coluna alinhada, tampe com o dedo indicador o lado direito da narina e inspire profundamente com o lado esquerdo, depois, solte o ar pela direita, tapando a esquerda. Esta é uma prática que melhora o fluxo de oxigênio de todo o trajeto respiratório, trazendo calma e relaxamento mental”, ensina Ana Cristina.

Massoterapia em alta

A automassagem, como destacado pela docente do Senac Presidente Prudente, é uma excelente prática para contribuir com a saúde e bem-estar. Mas ela também pode se tornar uma opção de ocupação por fazer parte de um mercado em expansão, o de saúde e bem-estar, proporcionando ganhos pessoais e profissionais.

E o Senac de Presidente Prudente está com inscrições abertas para o curso técnico em Massoterapia, em que os alunos vão aprender como aplicar técnicas de massoterapia baseadas em princípios e práticas ocidentais e orientais, que buscam a promoção da saúde e do equilíbrio físico e emocional.

“O interessado pode também associar sua prática profissional a determinadas terapias complementares e integrativas não invasivas, sendo indicado para quem tem visão integrada [holística] do ser humano e gostaria de conhecer mais a área”, explica a docente.

Com a atuação do massoterapeuta ganhando espaço, as possibilidades de inserção profissional são diversas, afirma Ana Cristina. “Há opções tanto em instituições de saúde pública quanto no âmbito privado. Por exemplo: trabalhar em clínicas, spas, clínicas especializadas em estética, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, hospitais ou como empreendedor profissional autônomo”, pontua.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, basta acessar o link sp.senac.br/senac-presidente-prudente/cursos-tecnicos/curso-tecnico-em-massoterapia.

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