Prece de Natal

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 22/12/2020
Horário 04:15

Deus de amor, nesta semana em que o Natal chega marcando a aurora do Verbo que se tornou carne, mostre-nos a luz, porque precisamos receber com fé a Vossa palavra nesta longa jornada da pandemia que nos assola. Com muita confiança, Senhor, suplicamos pela tua misericórdia. Curai, Pai, as pessoas infectadas que imploram vida e guardai Pai, nosso lar, nossa família, nossos parentes, nossos amigos, o Brasil e todo o planeta  libertando-nos  do mal que avassala o mundo. 
A humanidade não tem juízo, passou a caminhar num mundo tecnológico altamente desenvolvido, mas sem fé e sem crença, os passos são cegos, né leitor? Ao contrário do que propuseram os iluministas, a ciência moderna teoriza que o essencial não é a matéria que vemos, mas o que não vemos: o invisível aos olhos, aos microscópios, aos telescópios e inexplicável pela razão. E que esta data nos ajude a ouvir sem escutar, a ver sem enxergar, a conhecer sem tocar. 

Precisamos receber com fé a Vossa palavra nesta longa jornada da pandemia que nos assola

As grandes religiões como o cristianismo, budismo e outras anteriores ao nascimento de Cristo vislumbraram que o mundo é misterioso, inexplicável, inexplorável pela nossa diminuta razão. Entretanto, sempre ocorreram lampejos da verdade que sábios começam a desvendar. Disse Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a Terra que supõem a nossa vã filosofia". Albert Einstein: "As coisas mais maravilhosas que podemos experimentar são as misteriosas. Elas são a origem de toda verdade, de toda arte e de toda ciência. Quem não consegue admirá-la e extasiar-se e senti-la tem seus olhos fechados". 
Que este Natal conduza-nos para sempre ao “religare” no sentido de retornarmos às origens da justiça, do bem e aos atos de dignidade humana - que é a maior das realidades - anterior à própria criação e mais real que todas as nossas objetividades e subjetividades. E aos nossos corações: Para o amigo, o coração /Para o inimigo, o perdão/ Para o oponente, a tolerância/ Para as crianças, o bom exemplo / Para todos, a fraternidade / Para o mundo, a paz e a saúde.

 

Publicidade

Veja também