Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica registrou deflação de 2,57% na segunda quinzena de maio em relação ao mesmo período de abril, aponta o 10º IPT (Índice de Preços Toledo) de 2023, desenvolvido pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. Ou seja, o consumidor que gastava R$ 1.020,67 para a compra dos itens, hoje gasta, em média, R$ 994,41, o que corresponde a uma economia de R$ 26,26.
A pesquisa foi realizada em sete supermercados da cidade no dia 26 de maio.
O grupo de alimentos apresentou deflação de 3,23%, com destaque para o óleo de soja (900 ml), com diminuição de 15,17%; e a batata (kg), com decréscimo de 13,51%.
Seguindo a tendência de baixa, o grupo de higiene pessoal teve deflação de 0,96%, com destaque para o sabonete (85-90 g), que apontou queda de 16,19%.
Por fim, o grupo de artigos de limpeza demonstrou inflação de 3,38%, em que o sabão em pó (1 kg) teve aumento de 16,85%; e o sabão em barra (5 unidades), acréscimo de 6,91%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o creme dental (90 g), que variou entre R$ 1,49 e R$ 4,60, resultando numa diferença de 208,72%; e o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), que oscilou de R$ 2,45 a R$ 7,39, com uma diferença de 201,63%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 446,58. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 299,19, economizando, assim, R$ 147,39.
A pesquisa teve a participação de quatro alunos da Toledo Prudente, Rafael Kenji Hirata, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário