Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica apresentou deflação de 3,22% na segunda quinzena de setembro em relação ao resultado do mesmo período do mês de agosto, aponta o IPT (Índice de Preços Toledo), pesquisa realizada pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário nos dias 28 e 29 de agosto de 2023.
Com isso, o consumidor que gastava R$ 930,02 para fazer a compra dos itens, hoje desembolsa, em média, R$ 900,07, o que corresponde a uma redução de R$ 29,95. O levantamento de dados ocorreu em sete supermercados da cidade.
O grupo que apresentou maior decréscimo foi o de artigos de limpeza, com 9,56%. Nele, destacam-se o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), com diminuição de 27,09%, e o sabão em barra (5 unidades), com 15,01%.
Seguindo a tendência de baixa, o grupo de alimentos registrou deflação de 2,86%, com destaque para os ovos brancos (dúzia), que teve queda de 16,73%, e a batata (kg), com diminuição de 13,19%.
Por fim, o grupo de higiene pessoal também demonstrou deflação, de 1,54%, sendo que o papel higiênico (4 unidades, 30 m, folha simples) teve baixa de 9,15% e o sabonete (85-90 g) apontou decréscimo de 3,51%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o absorvente aderente (8 unidades), que variou entre R$ 1,49 e R$ 5,59, resultando numa diferença de 275,17% e o creme dental (90 g), que oscilou de R$ 1,19 a R$ 4,35, com uma diferença de 265,55%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 60%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 425,32. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 266,19, economizando, assim, R$159,13.
A pesquisa teve a participação de três alunos da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victória Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário