Na manhã desta terça-feira (4), um incidente deixou a administração municipal de Santo Anastácio em alerta, quando funcionárias do Fundo Social de Solidariedade se dirigiram ao Programa Cozinhamento para realizar a limpeza e descobriram que o prédio havia sido arrombado.
Segundo informações da Prefeitura, após entrar, constataram o furto de cerca de 40 itens, incluindo, televisão, suporte, micro-ondas, jogos de panelas, liquidificadores, espremedores de frutas, jogos de facas, refratários, entre outros.
Depois de relatar o ocorrido à administração, as funcionárias foram instruídas a fazer um boletim de ocorrência na delegacia de polícia. Na tarde do mesmo dia, a polícia científica compareceu ao local para tentar identificar os possíveis responsáveis, enquanto as investigações prosseguem. Ainda nas primeiras horas da manhã, uma televisão também foi furtada da Creche Prof. Raymundo Pismel. Câmeras de segurança foram acionadas para auxiliar nas investigações.
O prefeito Adauto Muniz de Andrade (PSD) expressou sua consternação com a situação, que afeta toda a população que utiliza o local para cursos gratuitos de especialização. "É inadmissível uma situação como esta", declarou o prefeito, pedindo a colaboração de toda a comunidade para identificar e relatar qualquer tentativa de venda desses itens a preços baixos.
O Cozinhalimento é um projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com municípios e promove a instalação de cozinhas-piloto experimentais. Além disso, tem o objetivo de promover a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar saudável nos municípios conveniados. A iniciativa também promove a conscientização para práticas alimentares saudáveis e equilibradas com a realização de cursos, palestras, treinamento e eventos educativos visando o combate ao desperdício, além do manuseio adequado dos alimentos.
Em Santo Anastácio o projeto foi inaugurado em fevereiro desse ano.