Prefeito altera limite de velocidade para 60 km/h

Para efetivar a mudança, as placas já instaladas pela cidade não precisarão ser trocadas.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 15/08/2015
Horário 09:19
 

A velocidade máxima permitida nas vias de Presidente Prudente, onde funcionarão os controladores eletrônicos subiu de 50 km/h para 60km/h. A alteração foi decidida ontem, pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), com o titular da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo de Oliveira Bosquet, e o corpo técnico da pasta. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a medida foi tomada após estudos e conversas com a população.

A imposição do limite de 50 km/h já era uma reclamação dos prudentinos. "O prefeito considera a mudança mínima e poderá ser alterada caso o número de acidentes não diminua", informa a pasta de comunicação.

Jornal O Imparcial Placas com indicativo de velocidade serão adesivadas

Ainda conforme a Secom, somente nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados mais de mil acidentes com vítimas em Prudente, a maioria nas avenidas que recebem os radares, devido ao grande fluxo de veículos. Os dispositivos de monitoramento também têm um sistema de tolerância de até 7 km/h a mais do que o informado na placa, que "desculpa" o condutor que excede um pouco a margem permitida. "O sistema é baseado no Código de Trânsito  Brasileiro, ativo nos radares de todo o país", comunica.

Para efetivar a mudança, as placas já instaladas pela cidade não precisarão ser trocadas. A Secom informa que, a partir das próximas semanas, as placas serão adesivadas "e o único trabalho será trocar o número 5 pelo 6, sem gerar mais gastos para o município".

Ainda de acordo com a prefeitura, ao colocar o limite de 50 km/h, a intenção era atender a orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que está em implantação nas grandes cidades. Até o momento, não há data prevista para iniciar os testes dos radares, nem quando passarão a funcionar definitivamente.

 

Aprovação


Os cidadãos estão contentes com a novidade. Gilmário Libório, 47, empresário, é um deles. "Assim é melhor, mais coerente. A cidade possui grandes meios de educação no trânsito, como as lombofaixas, rotatórias, semáforos e agora os radares. Não se mistura uma exigência de 50 km/h em uma cidade com tantos recursos. Iria travar o fluxo", comenta.

Adriana Aparecida Schiano Gresson, 40 comerciante, também acredita que o fluxo seria prejudicado em virtude do grande número de veículos da população local e transitória. "Muita gente da região vem de outras cidade para cá, diariamente. Trafegar na área central aos 50km/h seria muito ruim", destaca.

 

Pedido da Câmara

Um requerimento aprovado pela Câmara Municipal, que tem como um de seus autores o vereador José Carlos Roberto, Café (PT), já pedia, desde maio, a readequação do limite de velocidade para 60 km/h. "Ainda bem que essa questão foi avaliada novamente. O próprio Código de Trânsito Brasileiro estabelece esse limite nas vias arteriais. Todas as pessoas com as quais conversava na rua eram contra a redução para 50 km/h", afirma o vereador.
Publicidade

Veja também