Prefeitura busca fortalecimento de Santo Expedito como MIT

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 19/10/2021
Horário 03:25
Foto: Arquivo
Município anseia pela retomada integral do turismo
Município anseia pela retomada integral do turismo

As autoridades expeditenses, mesmo durante a pandemia, quando tudo estava parado, e, preocupados com a Covid-19, não cessaram de dar suas contribuições aos trabalhos voltados ao turismo da cidade. Entendendo ser um segmento de grande importância econômica para o município, alguns planos foram traçados para que o turismo continue a ser um quadro de grande valor para Santo Expedito, como MIT (Município de Interesse Turístico).

Movimento
O prefeito Nenê Betio, um grande colaborador ao projeto de turismo na cidade, tem se preocupado com o futuro e, quando após ser dizimado por completo o vírus causador dessa pandemia, Santo Expedito volte a receber o grande movimento de turistas que sempre estiveram presentes na cidade por ocasião das festas ao padroeiro, como da mesma forma aos romeiros que aqui chegavam e que já estão sendo vistos, e sempre presentes nos dias normais do cotidiano expeditense.

Comércio
Até então, quando antes da pandemia, em todos os dias 19, especialmente no mês de abril, além das atividades religiosas, o que se percebia muito eram presenças de comerciantes que, com suas barracas, comercializavam de tudo, desde alimentos, como artigos religiosos, vestuários, artigos domésticos e outros. Na realidade não havia uma forma de se controlar tudo, pois vários quarteirões da Avenida Barão do Rio Branco eram reservados para acomodar esses comerciantes ambulantes.

Novos projetos
O Comtur (Conselho Municipal de Turismo), também preocupado em garantir o fluxo de pessoas, especialmente turistas e romeiros, deverá dar uma nova estrutura para esse setor. Um romeiro de Junqueirópolis, que todos os meses se fazia presente em Santo Expedito, e que até o momento ainda vem sozinho visitar os pontos de orações no município, afirma que o melhor a fazer é agrupar por segmentos. Artigos religiosos, alimentos, vestuários e produtos diversificados devem ser fixados em pontos distintos.

A pedido
O leitor José Carlos Lima, de Presidente Prudente, pede mais informações sobre o tema “Toque de Deus”:  Depois de alguns anos, Expedito foi tocado pela graça de Deus. Certa noite, teve um sonho que mudou sua vida. No sonho, com um corvo representando o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra cras, do latim, que significa amanhã, deixe sua conversão para amanhã. O corvo grasnava forte e parecia poderoso. Porém, de repente, Expedito decidiu e pisoteou o corvo dizendo: hodie, que significa hoje, em latim. O comandante Expedito acordou do sonho decidido e confirmou sua conversão. Por isso, ele é considerado o santo das causas urgentes. Convertido, ele continuou por um tempo ainda chefe da sua legião, conseguindo converter seus soldados também ao cristianismo.

Quermesse
Para que as obras do santuário sejam concluídas, ainda serão necessários arrecadar valores. Para tanto, os responsáveis procuram buscar esses recursos junto aos fiéis, que nunca demonstraram má vontade em colaborar. No sábado foi realizada mais uma quermesse a fim de angariar fundo para o projeto. Embora o tempo estivesse instável, quando haviam indícios de que poderia chover, o tempo colaborou e tudo saiu a contento.

Romeiros
Para a realização da quermesse, usou-se o salão paroquial e mesas foram colocadas na parte externa, para abrigar os que procuraram passar alguns momentos de descontração e ao mesmo tempo colaborar com o evento. A quermesse contou também com presenças de pessoas de outras cidades, que vieram prestigiar e, assim, participar desse trabalho de arrecadação de fundo.

O prefeito
O prefeito Nenê Betio, sempre dando mostra de seu interesse para com a obra e presenças de turistas. Mais que ninguém, ele espera que tudo volte ao normal e, assim, o movimento de turistas e romeiros possa retornar aos tempos antes da pandemia, o que todos esperam e trabalham para solidificar Santo Expedito como Município de Interesse Turístico. Ele já declarou que “hoje o santuário precisa do município, porque no amanhã o município vai precisar do santuário”, numa alusão de que será fortalecido o movimento turístico.

Fé em trovas
As obras do santuário
São de extrema valia
Com esperança todos esperam
A chegada desse dia.
                               (José Costa)

Publicidade

Veja também